Como afastar filho do pai?
Boa tarde,
Gostaria de uma orientação sobre impedir o pai do meu filho de vê-lo.
A juíza estipulou que ele deveria ficar com meu filho um final de semana a cada 15 dias, mas isso não acontece e para piorar ele liga e fala para o menino que está indo busca-lo mas não aparece e meu filho chora, fica ansioso com medo do pai vir e ele estar dormindo por exemplo. Já que ele não vê o menino e não participa de absolutamente nada na vida dele, eu gostaria de tentar afastá-lo para tentar minmizar essa situação pelo qual ele faz meu filho passar...isso é possível? Provando esse estado de tristeza que meu filho fica? Eu não aguento mais ver meu filho chorando, ou dizendo que o pai não gosta dele, ele só tem 05 anos. O pai já viajou e ficou meses fora, sem nem sequer ligar para saber como o filho estava, aí quando ele quer ele aparece, as vezes fica o final de semana com meu filho, as vezes vê por meia hora no portão, vai embora e fica até meses sem voltar. Ele não dá nenhum tipo de assistência para o menino quanto a levar no médico, buscar na escola, coisas assim. Paga pensão pela justiça e vive procurando jeito de para de pagar e fala para o menino que me dá muito R$ e que eu gasto a toa. Enfim, gostaria de afastá-lo do meu filho, mas sei que apesar de tudo isso o pai dele vai causar, pq ele diz para todos que é um ótimo pai, que não vê o filho pq trabalha a mulher dele já chegou a dizer para o meu filho que ele atrapalha a vida do pai dele, por ir lá nas folgas dele e assim por diante. Eu tenho testemunhas de tudo isso. Será que consigo afastá-lo?
Obrigada pela atenção.
Naly
Você já postou anteriormente e já foi orientada.
Não, não há como afastar um pai de seu filho. Isso que você pretende fazer é Alienação parental.
É um direito do seu filho, ter a convivência paterna.
Procure um advogado pessoalmente, e verifique a possibilidade de entrar com uma Execução de Obrigação de Fazer, já que existe uma sentença judicial fixando os dias de visitação e o pai não está honrando.
Estimule o convívio entre pai e filho e não o contrário.
Boa Sorte.
PS: Compreendo toda sua dor como mãe, mas juridicamente você está errada. Se o seu filho fica triste e chora é porque sente a ausência do pai, então vá atrás dos direitos de seu filho, o Juiz pode fixar inclusive multa diária pelo não cumprimento do acordo.
Naly passo por situacao muito pareceda com a sua! o pai do meu filho nunca aparece ou liga, recentemente foi morar longe, em outro estado e essa situacao piorou muito! ele liga para o filho muito raramente e quando acontece é, no maximo, uma vez por mes. quando esta onde moramos liga, diz que vem pegar a crianca e muitas vezes nao cumpre a promessa! meu filho sofre muito e fica bastante ansioso tb! para piorar ele nao paga a pensao, de modo que eu preciso executa-lo mensalmente! acho muito facil para quem n passa por situacao parecida julgar e dizer que isso é alienacao parental. exigir que ele pague a pensao é facil, afinal todo mundo tem medo de ser preso! entretanto é impossivel exigir de alguem carinho, amor, cuidado com um filho... isso é uma coisa que ou se tem ou nao se tem!
jamais vou entrar na justica exigindo q o pai dele de atencao e carinho ao meu filho... isso é humanamente impossivel e tenho, inclusive, medo do que pode acontecer com meu filho numa situacao de imposicao desta!
sou advogada e acho sim que deveria ser possível afastar um pai tao ausente e prejudicial de meu filho! para seu bem !
Julianna Caroline..."as pessoas escolhem mal o pai ou a mãe dos seus filhos"...
Não é bem assim Julianne.
Já dizem dezenas de frases e inclusive uma música do Cazuza "te dou um filho, pra te mostrar quem sou"...
Cuidado, ninguém está livre disso.
Ás vezes tu conhece o caráter de uma pessoa somente quando você tem um filho com ele.
Muitas pessoas enganam durante anos e muito bem, até mexer com o bolso e com essas questões, portanto, cuidado com o que diz. Eu vi MUIIIIITOS do tipo.
A não ser em casos descarados, como pai de 3 filhos, um com cada mãe, ou coisa assim, ninguém está livre de se enganar com uma pessoa e o comportamento dela ser totalmente o oposto quando se tem um filho com ela.
Concordo que colocar filho no mundo não é brincadeira, mas julgar uma pessoa "pq ela escolheu mal"...peraí, aí já é demais...
Cada um escolhe o caminho que deseja trilhar e o fardo que deseja carregar. Existem os que escolhem com a razão, os que escolhem com o coração (emoção) e ainda aqueles que escolhem deixar a vida levar.
O direito não resolve probemas sociais, familiares ou afetivos. O direito decide. A prestação jurisdicional como solução é apenas decisão.
Às pessoas que dizem que foram enganadas pelas aparências, questiono: será que assim o foram? Ou no íntimo já o sabiam.... algo do tipo: - sempre me tratou bem, apesar de ser esquentadinho; - ele é ladrão mas rouba só os outros.... e outros exemplos sem fim.
Os sinais estão à nossa volta, porém, enxergamos apenas aquilo que desejamos enxergar.
Meus sinceros votos para as escolhas conscientes que fazemos e, a dignidade de admitirmos nossas falhas, não para o arrependimento mas, para o aprendizado. E, que deixemos de lado as muletas da vida. Culpar o direito é apenas uma das muletas que utilizamos.
Saudações,
Nossa.. q julgamento besta.. mas enfim só quem passa é que sabe!!! Passei anos pela mesma situação.. nada de pensão, nada de atenção e tendo ainda q defender o cretino para o meu filho não sofrer.. Pedi pensão, o juiz já estipulou e ainda sim ele não paga.. tá em execussão.. O q ocorre é que me casei novamente, meu filho tinha 3 anos quando meu marido entrou na vida dele e o meu filho hoje em dia sabe quem é o verdadeiro pai.. aquele q cria, q dá amor, q faz o melhor pelo filho!! O pai biológico " se mordeu" por tudo isso e agora quer participar como se fosse o "super pai", querendo visitas etc... mas na verdade ele pode até ir.. mas os filhos crescem e um dia percebem quem esteve ao lado dele!!! Só lhe desejo forças... assim como tenho q ter diariamente já que a justiça em muitos casos é injusta; forçando convivência onde não deveria!!
MILANERS Concordo plenamente. Julgar as pessoas é facil quero ver sentir passar pelo que a pessoa esta passando.
As pessoas escolhem mal o pai e a mãe de seus filhos Seria Otimos escolherem nossos Pais e o Pai de meus filhos.
Por filho no mundo não é brincadeira Concordo não é brincadeira e sim um anjo. Sim tem Mães que fazem filhos só para receber pensão. Sim tem Mães que fazem filhos pensando em segurar um casamento.
Mas a vida e cheio de surpresas. Então a acha jamais irá acontecer comigo e acontece.
Abraços ....