Homem casado,quer adotar criança com outra mulher,pode?

Há 15 anos ·
Link

Olá! Meu pai e minha mãe foram casados por 30 anos,dessa união tem dois filhos.A 3 anos estão separados mas não judicialmente,apenas morando em casas difentes,aliás ele saiu de casa para morar com outra mulher que agora esta querendo adotar uma criança pois ela não pode ter filhos com ele,dizendo que com essa adoção irá tirar os meus direitos e do meu irmão que são duas casas na qual ele não faz mais uso. As casas ainda estão no nome dele e de minha mãe pois ela ñ quer dar separação,e por direito qdo um deles vir a falecer ficará para nós mesmos. Mas o fato é :É possível ele adotar uma criança com outra mulher mesmo ainda sendo casado com minha mãe? E é possivel ele registrar essa criança e ela ter os mesmos direitos sobre os bens dele de quando era casado com minha mãe? Obrigada,espero ter sido clara.

3 Respostas
Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

A partir do momento que a pessoa sai do lar e vai conviver com outra pessoa, figura separaçao de corpos e uniao estavel com essa nova companheira. Seu pai pode sim, adotar uma criança, mesmo nao estando separado judicialmente da sua mae, e essa criança tera o mesmo direito a herança que os filhos anteriores a essa adoçao, mas essa adoçao , de maneira alguma tira os direitos dos outros filhos, nao tem nada haver, apenas incluira mais um herdeiro quando seu pai morrer, portanto ele tera os mesmos direitos que voce, filha biologica. Nao adianta nada sua mae nao querer dar a separaçao, eh pior para ela, e nao adianta nada em relacao ao filho, pois quando seu pai morrer ele tera direito a parte do pai do mesmo jeito, tendo a separacao ou nao. A nova companheira vivendo em uniao estavel com ele, tem os direitos adquiridos como em um casamento em comunhao universal de bens, ou seja tudo que for adquirido apos a uniao deles, sera dividido entre os dois em caso de separacao, por isso ela nao tem direito a nenhum bem que foi adquirido enquanto estava casado com a sua mae, somente ao que eles adquirirem daqui pra frente, nao se preocupe. Por isso , aconselhe a sua mae a fazer a separacao dos bens, e concordar com o divorcio, tudo ficara mais facil para ela, principalmente superar tudo isso, nada que uma quebra de vinculo nao ajude a esquecer um pouco das decepcoes e com certeza ela saira ganhando, pois alem da metade dos demais bens, ela tem direito real a habitacao da casa onde eles morarao, e se ela nao fizer isso, com certeza mais cedo ou mais tarde ele ira entrar com divorcio litigioso, ai todos acabaram sofrendo ainda mais.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Mas não acho justo, a outra que tirou ele de casa ficar com pensão dele,por isso ela ñ quer dar separação. Eles viveram juntos por 30 anos construiram uma familia ,uma vida ai chega outra acaba com casamento e tira a paz de todos e quando ele falecer ainda fica com dinheiro dele.Pois ela não tem como se manter,nunca trabalhou só tem casas e teve q começar a trabalhar depois dos 50 isso quer dizer q aposentadoria ela tbm ñ vai ter.Ela não se separa para não pereder direito a pensão dele.

Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Eh so sua mae pedir uma pensao alimenticia para que seu pai pague a ela, se ficar provado que com os bens adquiridos nao eh possivel tirar sua sobrevivencia, nem se manter sozinha, pela idade, alguma enfermidade ou coisa parecida, mas essa pensao, nao eh vitalicia, se extingue com a morte do alimentante. Mas seu pai vai entrar com processo de divorcio litigioso, acho que ele vai fazer isso mais cedo ou mais tarde, ja que faz 3 anos que estao separados de fato. E convivendo com essa mulher ele fizer em cartorio um contrato de uniao estavel, ou se mesmo sem esse contrato, a atual companheira conseguir provar que era ela que vivia maritalmente com ele no momento da morte dele, e provar que seu pai e sua mae estavam separados de fato a anos, ela conseguira a pensao dele por morte, mesmo sem ter sido feita a separacao judicial, ja vi milhares de casos assim, infelizmente a justiça eh cega e age com a razao e nao com a emoçao.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos