Gostaria de informações a cerca do compoartamento do Direito no seio da sociedade romana, salientando suas características principais: como era visto pela sociedade, em que se baseava, como era obedecido, o porquê de ser obedecido, como era estruturado, os principais legados deixados por ele.

Respostas

    ?

    Roberto de Souza Ramos Segunda, 14 de agosto de 2000, 18h48min

    Meu filho,

    não se preocupe com questões tão banais, ocupe-se com assuntos de maor importância para seu curso e leia "a cidade antiga", de Fausted collanges. no mais, aconselho-te que preocupe-se com noções de direito internacional público.

    Um forte abraço.

    Escreva-me.

    ?

    Marcos Carvalhedo de Moraes Terça, 15 de agosto de 2000, 15h27min

    Você está no caminho certo...]

    Entender a essência do Direito Romano é fundamental para sabermos o porquê da existência de vários Institutos em nosso Sistema Jurídico. O Código Civil Brasileiro é inteiramente baseado no Direito Romano, motivo mais do que suficiente para estudá-lo e entendê-lo.

    ?

    Roberto de Souza Ramos Terça, 15 de agosto de 2000, 15h47min

    Prezado Marcos,

    não duvido de seus conhecimentos sobre o Código Civil Brasileiro, mas, entender Roma não é de tanta importância para o aprendizado da legislação brasileira, sei que nosso Código civil tem suas semelhanças com o romano, mas não deveremos concentrar nossas atenções a esse estudo.

    Escreva-me.

    Abraços.

    ?

    Gabriela Escobar Quarta, 16 de agosto de 2000, 15h11min

    Infelizmente, tenho que corrigir o ilmo. sr. Roberto:
    O direito romano é de suma importância para a compreensão do Direito Civil Brasileiro, pois todos os atuais institutos foram baseados nos originários romanos.
    A lei das XII tábuas já previa, por exemplo, o início da personalidade, o habeas corpus, o usucapião; entre outros inúmeros institutos.

    Felizmente, são poucos os que acreditam que a História nada tem a ver com a atual situação do CCB. Creio que é imprescindível para qualquer estudo mais aprofundado na área jurídica uma análise histórica comparativa.

    Abraços,

    ?

    Ruberval José Ribeiro Segunda, 28 de agosto de 2000, 19h40min

    CAro Hevirson
    Só estou enviando essa mensagem para dizer que está no caminho certo. Muito me impressiona um Procurador dar o conselho que lhe foi dado....para nao se preocupar com o direito romano.
    É por isso que temos tantos operadores do direito sem essência. Você está de parabéns por sua preocupação. Esta semana início História do direito em meu curso de mestrado e estarei lhe enviando as informações solitadas.
    Um grande abraço.

    ?

    Anônimo Quarta, 30 de agosto de 2000, 18h42min

    Querida Gabriela,

    o entendimento do código civil brasileiro é uma coisa, o direito romano é outra, podem ter suas semelhanças, mas é possível compreender esse código sem a apreensão do Direito romano.

    Responda.

    Felicidades.

    Alguém...

    Entrarei aqui todos os dias afim de ver tua resposta.

    ?

    Janaina Nascimento Quarta, 08 de novembro de 2000, 14h25min

    Marcus

    Acho muito importante o estudo do direito romano.
    Não concordo quando você diz que não devemos dar tanta importância a essa matéria.

    DIREITO TAMBÉM É CULTURA.

    ?

    Janaina Nascimento Quarta, 08 de novembro de 2000, 14h27min

    Gabriela

    Concordo em número, gênero e grau com você. Foi exatamento o que disse: DIREITO TAMBÉM É CULTURA!!! E tudo estudante da área jurídica deve saber de onde vieram as influências para a criação de nossos códigos, constituição.

    Abraços

    Janaina

    ?

    Janaina Nascimento Quarta, 08 de novembro de 2000, 14h30min

    Sr. Anônimo

    Com certeza é possível compreender o Direito Civil Brasileiro, sem conhecer o direito romano, portanto é uma questão de cultura. Acho fundamental o entendimento dessa matéria. É fundamental para o aluno que se propôs a estudar Direito entender o direito romano.

    ?

    Flora Mesquita Terça, 12 de dezembro de 2000, 15h47min

    Roberto, (permita-me a informalidade)

    Eu realmente fiquei curiosa com sua posição a respeito das prioridades acadêmicas.

    Você acha realmente que não se deva dar atenção aos aspéctos citados pelo amigo lá?

    Eu acredito que seja interessante por vários motivos, como já disse os outros participantes da discursão, o de fazer análise comparativa da história (sem tocar na importância da história para qualquer cidadão),entre outros que não me chegaram agora. E acho que essa prioridade deva ser dada principalmente no início do curso, quando vc está sendo apresentado oa Direito,e ,ao decorrer daquele,mais como curiosidade ou exercício de imaginação, quem sabe. Também pela visão geral aguçada que acredito todo estudante de direito deva possuir. Já que depois, concordo com vc nesse ponto, e principalmente na intenção de " dar o toque" (permita-me a mais que informalidade, he he he, inerente a uma principiante no ramo), depois, vão-se ter muitas coisas mais importantes para ocupar nosso tempo, estudar muito, mas com praticidade. Tá me entendendo?

    Agora, deixar de lado um assunto que parece ser tão importante? A origem da origem? Explique-me melhor isso, fale-me sobre "assuntos de maior importância para o direito", sobre esse livro, sobre noções de direito internacional público ( noção da noção pois ainda chegarei lá para estudar mais a fundo),enfim, "da-me" um toque mesmo sobre essa área que acabo de entrar em contato e tou super empolgada, que é a do Direto.

    Um abraço,

    Flora

    ( quem quiser dar pitaco, estou aberta para receber)

    ?

    Sueli Sábado, 12 de maio de 2001, 23h48min

    Querida Gabriela, sou estudante no 2º ano de Direito, recomendo que leia A Cidade Antiga, muita lhe será útil

    ?

    MANOEL MARIA DE SOUZA Domingo, 24 de março de 2002, 21h10min

    Adredito que entender as raizes é necessário e quase fundamental.
    se o estudante ou profissional do direito pode estudar a matéria melhor, até porque o nosso CC é baseado em partes
    nsete grande legado romano.
    um grande abraço,
    Manoel Maria de SOUZA

    ?

    Eduardo Januário Newton Sábado, 06 de abril de 2002, 1h32min

    Data venia - não é assim que vocês do meio jurídico demonstram seus entendimento contrários? - ao que vem sendo discutido, constato que o rumo que a discussão tomou, toenou-se uma verdadeira discussão bizantina. Michel Foucault, pensador francês do século XX, em seu livro "A arqueologia do saber" mostra que todo conceito é fruto de sua época, e por mais que o mesmo ainda persista no decurso histórico, o seu significado já é distinto. Portanto, creio que o estudo do Direito Romano como fenômeno social de uma civilização ínexistente é uma abordagem importante, porém não se deve buscar estabelecer genealogias, isto é, continuidades. Institutos jurídicos romanos citados nas discussões (usucapião, por exemplo)não conseguem explicar a atualidade e aplicabilidade dos mesmos. O estudo da história deve pautar não só o estudo do Direito, e sim de todas as áreas das ciências humanas, porém a visão limitada de que aquela serviria unicamente como explicadora da atualidade ou então como ciência profética, não é verdadeira.
    Espero ter contribuido em algo,
    Um abraço,
    Eduardo Newton

    ?

    JOEL RANGEL Sexta, 21 de fevereiro de 2003, 10h20min

    SOU ESTUDANTE DE DIREITO, E PRECISO FAZER UM TABALHO SOBRE DIREITO ROMANO, QUE FALE A RESPEITO DA LEI DO TALHÃO.

    L

    Letícia_1 Terça, 03 de fevereiro de 2009, 11h35min

    Bom dia,

    Faço 2º P. e estou tendo aula de Historia do Pensamento Juridico, dai eu copiei alguns topicos, só que não consegui entender.

    São eles:
    Legados Romanos;
    Herdamos o latim;
    Noção do Urbano;
    Noção do Patriotismo, ligado também ao militarismo;
    A organização político administrativa;
    O direito enquato ciência;
    Dicotomia.

    Vocês poderiam me dizer onde posso encontrar mais ou menos sobre isso ou poderiam me dar uma breve explicação pra mim ter noção ou até recomendar algum livro.
    O professor passou um de Claudio Cicco - História do Pensamento Jurídico
    é útil???

    Peço que me deêm uma reposta.

    Espero que não tenha pedido demais.

    Um grande abraço,

    Letícia Farias

    J

    Joel Rangel Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 17h33min

    Estou iniciando o curso de direito agora e gostaria de conhecer e debater os assuntos nesse importante painel. As contribuições, sugestões de textos e livros serão bem vindas para meu aperfeiçoamento.
    Conheçoum pouco sobre o assunto e quero também colaborar com as discussões desse site.
    Parabenizo pela iniciativa e pelo espaço aberto principalmente para os estudantes.

    L

    loana santana Sexta, 27 de março de 2009, 22h22min

    ola sou estudante do 1° ano de direito e gostaria de saber mais sobre a tercera lei de tabuas dos direitos de creditos e devedores relapsos.
    se poderem me ajuda agradeço!

    D

    doracy de oliveira duarte Segunda, 27 de abril de 2009, 1h51min

    Excelente discursão,buscava exatamente esta resposta "A importância da LEI XII TÁBUAS,de Roma para o nosso CC, vou acompanhar esta polêmica gerada pelo colega conterrâneo, embora discorde dele.

    O

    Orlando Buta Sexta, 08 de maio de 2009, 13h37min

    Não se faz o presente sem antes se olhar no passado.
    Sistemas jurídicos de vários paises baseam-se no sistema juridico romano e no sistema jurídico romano-germanico que é a colisão entre o sistema romano e o germanico; por isso é importânte o seu estudo para que possamos melhor cada vez mais os sistemas jurídicos actuais, é verdade que existem coisas mais importante para um estudante de direito se oucupar; eu pesso que este é um estudo importânte para um estudante de direito ou para qualquer pessoa.

    M

    Moninha Sexta, 19 de novembro de 2010, 15h06min

    Caro Dr. Roberto,
    Se História do Direito e Direito Romano são dispensáveis ao operador do Direito, que dirá Ética, Sociologia, Antropologia, Hermenêutica...
    É essencial ao operador do direito saber de sua história e evolução.
    Afinal, o que é a Jurisprudência senão a História das decisões!
    O Direito Romano é a base de muitos sistemas jurídicos, sinal de que tem alguma relevância.
    A ética é fundamental a qualquer pessoa que imagine um dia defender o direito alheio.
    A sociologia e antropologia nos dão a visão das sociedades e pessoas, nos permitindo adequar teses e decisões.
    A hermenêutica nos faz interpretar. Porque ler até o Tiririca "sabe". Pra ser operador do direito devemos INTERPRETAR a norma.
    Sem essência é pouco, temos tido péssimos operadores do direito justamente porque se olvidam justo daquilo que deveria ser mais importante.

    "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

    Voltaire