Thiago spinelli Quarta, 25 de outubro de 2000, 17h14min

    olha Breno, sobre o casamento a doutrina marxista tem uma visão bastante pragmática, diferente da visão católica a que estamos acostumados. Portanto, o casamento seria basicamente um contrato social.
    A respeito do direito, Marx quando idealizou o comunismo científico tinha a concepção de que após o estágio da revolução e da ditadura do proletariado, quando a superestrutura e por fim a consciência coletiva já estivesse em consonância com a doutrina comunista, nâo mais se faria necessário o Direito. Isto porque para Marx, em última instância o Direito é um instrumento da burguesia e através do qual ela se sustenta. Como a revoluçâo aboliria a luta de classes, por conseguinte seriam abolidas também as tensões sociais e o Direito não mais seria necessário.
    A meu ver esta nunca seria a realiadade, a teoria peca por se esquecer que o ser humano não é perfeito e o axioma marxista de "a todos segundo sua necessidade e de todos segundo sua capacidade" se esquece que as necessidades e vontades humanas são infinitas, já sua capacidade de dar em prol de uma sociedade é bastante limitada. Portanto a existência de conflitos é da natureza humana.