Pontes de Miranda Quarta, 23 de maio de 2001, 19h02min

    Vide a magnânima obra "Posse" tomoI do ilustre ministro Moreirão.

    G

    Guido Coelho Domingo, 15 de setembro de 2013, 20h38min

    O site me surpreende sempre com ótimos artigos.

    M

    mateus ad hoc Domingo, 15 de setembro de 2013, 20h42min

    É a história do "quem pode mais, perde menos".

    É a história humana.

    E

    Elisete Almeida Domingo, 15 de setembro de 2013, 20h59min

    E sua origem será uma vexata quaestio?

    M

    mateus ad hoc Domingo, 15 de setembro de 2013, 21h38min

    Certamente que não.

    Tema instigante.

    H

    hudson olivetto Suspenso Domingo, 20 de outubro de 2013, 14h24min

    A questão não é intrincada e nem de difícil solução, basta pesquisar, ler e entender.

    tudo começou dentro de uma caverna...(nada disso)

    Sob o ponto de vista histórico é possível afirmar que a estrutura econômica das
    sociedades ocidentais encontra-se assentada no direito de propriedade (FACHIN, 1987, p.17), e sua estrutura jurídica está fundamentada no direito das coisas que, em última análise,nos países capitalistas, forma o centro do sistema do direito privado.

    Embora se possa estudar e compreender o conceito de propriedade e de sua funçãosocial a partir da noção desenvolvida pelo direito romano clássico, é possível interpretá-lo,em sua feição atual, também, se for examinado a contar do tempo de Justiniano (século VI d.C.), época em que o direito de propriedade regressou à noção do direito romano clássico, quer em relação à posse quer no tocante aos direitos reais que, com a concomitante revogação de determinadas normas consideradas obsoletas, resultou numa noção uniforme da propriedade (KASER, 1992, p. 140-141).

    fonte para ler texto completo: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/1602/1070

    E

    Elisete Almeida Domingo, 20 de outubro de 2013, 21h21min

    Engels explica.

    H

    hudson olivetto Suspenso Segunda, 21 de outubro de 2013, 10h50min

    cara Elise há explicação do tema para todos os gostos, a explicação que acima postei é do meu gosto, obviamente Friedrich Engels tem suas obras:

    http://efchagasufc.files.wordpress.com/2012/04/2-a-origem-da-familia-da-propriedade-privada-e-do-estado.pdf

    http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_engels_origem_propriedade_privada_estado.pdf

    E

    Elisete Almeida Segunda, 21 de outubro de 2013, 16h49min

    Caro hudson;

    Sem dúvida nenhuma, não quis afrontar a sua sugestão, mas tão somente indicar outras fontes de leitura.

    De resto, a propriedade ainda há muito o que se diga.

    Cumprimentos