• -1
    W

    Wanderley P. de Albuquerque Terça, 13 de março de 2001, 0h10min

    SOLICITO AJUDA PARA ESTUDO SOBRE" COSTUMES COMO FONTE DO DIREITO " . MUITO OBRIGADO PELA AJUDA ANTECIPADAMENTE,

    WANDERLEY

    G

    Glauber Barros Sábado, 24 de março de 2001, 14h18min

    Como nós sabemos, a fonte jurídica seria a origem primário do Direito. O homem, como ser social necessita organiza-se, motivo pelo qual criou-se normas para manter essa integração. Ora, antigamente não se tinha o domínio da escrita, justificando, dessa forma o costume como sendo o primeiro passo para o direito positivo que foi,com o passar do tempo, solidificando-se. Devemos ressaltar que o costume como fonte do direito, é de natureza direta (ou imediata, como alguns autores assim nos ensinam). Digo que é de natureza direta porque por si só geram a regra jurídica. Vale ressaltar que o direito positivo deve se amoldar aos costumes sociais, e não ao contrário.
    Aí está Wanderley, minha pequena contribuiçào, espero que seja de grande valia.
    PS. sinto muito não ter respondido antes, pois estive viajando, e somente agora pude acessar a internet.

    S

    silene costa lima Segunda, 27 de março de 2006, 17h30min

    Gostaria de obter siginificado da palavra dikastas p[ara maior entendimento sobre texto que estou estudando atualmente,a resposta em que vi anteriormente,realmente n~!ao explica o termo dikastas
    Aguardo anciosamente resposta
    silene lima