Sérgio Lopes Terça, 02 de outubro de 2001, 22h02min

    Tenho algumas coisas sobre evolução histórica do Direito Processual Civil. Minhas bibliografias de referência são as obras de J. E. Carreira Alvim, José Frederico Marques, Humberto Theodoro Junior, entre outros. Você não vai encontrar nenhum tratado específico sobre o tema, mas cada um desses autores tem alguma informação relevante. Se quiser, posso lhe enviar um trabalho que fiz sobre o assunto.

    ?

    Renata Vilas-Bôas Terça, 15 de abril de 2003, 11h35min

    Prezada Lígia

    Sugiro dois autores específicos:

    -> Moacir Amaral dos Santos, Primeiras Linhas de Processo Civil; e

    -> Jônatas Luiz Moreira de Paula em História do Direito Processual Brasileiro.

    Os dois autores poderão ajudar a sanar as suas dúvidas.

    Renata Vilas-Bôas

    ?

    Renato Almeida Quarta, 02 de março de 2005, 2h16min

    Lígia o trabalho é para amanhã já! espero ki c tire boas notas ... te achei hêim ... boa forma essa de encontrar resp. hehe

    ?

    karine gomes Segunda, 26 de junho de 2006, 15h09min

    tenho que fazer um trabalho sobre historia do direito processual civil. origem no mundo classico e na grecia antiga. com concideracoes sobre o processo civil em roma e nos tempos de hoje.
    obrigado

    D

    danielle flora Quinta, 21 de julho de 2011, 17h15min

    oi eu vi sua resposta sobre a bibliografia do tema a historia do direito procesual civil sera se vc Sergio Lopes poderia me enviar seu trabalho tambem, é pq estou estudando o tema pra minha mono. Obrigada

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Domingo, 18 de setembro de 2011, 17h40min

    http://www.rt.com.br/?sub=produto.detalhe&id=6961

    J

    Juarez Felix Sexta, 09 de agosto de 2013, 23h02min

    Rogério Lauria Tucci, Moacyr Lobo da Costa, Luiz Carlos de Azevedo. Na página da USP vc acha na biblioteca. Moacyr Amaral Santos (Lições Prreliminares) e Arruda Alvin (Manual DPC, V. I).

    S

    santiago luiz Sábado, 07 de setembro de 2013, 21h54min

    Ola pessoal! estou iniciando em direito e preciso fazer um trabalho.
    Código Civil; ordenação filipinas até 2002.Gostaria de saber aonde encontrar essas informações?obrigado.

    E

    Elisete Almeida Sábado, 07 de setembro de 2013, 22h09min

    Olá Santiago!

    O que exatamente vc está a procura?

    Note que as Ordenações Filipinas estiveram em vigor no Brasil até a entrada em vigor do Código de 1916.

    Em Portugal, as Filipinas sofriam, em muitos pontos, daquilo que ficou conhecido por "filipismo", ou seja, por copiar em boa parte as Manuelinas, repetiu coisas que já não tinham sentido para a época.

    É interessante ir buscar os trabalhos preparatórios do CC 1916 e do CC 2002, verificar o ambiente que envolveu a busca pela alteração, aquilo que inspirou o método legislativo, inclusive, as alterações constitucionais que aceleraram as mudanças, etc. Mas não deixe de observar que as codificações civis, pelo menos nos sistemas romano-germânicos, não são facilmente alteradas, veja Portugal, Alemanha (BGB), Code Civil Francês (é muito antigo, nunca foi substituído), Espanha, Itália, etc. Geralmente encontrarás um período de cerca de 100 anos entre as codificações de cada país, quando há. O CC 1916 foi beber muito ao BGB, pois era um código mais moderno.

    Enfim, isto dá um trabalho imenso, que, se bem feito, poderá ter bastante conteúdo.

    Boa sorte!

    Cumprimentos

    E

    Elisete Almeida Sábado, 07 de setembro de 2013, 22h13min

    Ah! Desculpa Santiago, o melhor local para vc obter estas informações, é indo beber diretamente nas fontes. Não sei se no Brasil houve as orações de sapiência, mas, se houve, elas trazem muitas informações. As discussões de preparo do CC são as melhores fontes.

    Cumprimentos