gilberto aleixo de sandes. Terça, 19 de fevereiro de 2002, 19h39min

    Cara colega JOELMA ARAUJO,vou te dar um toque com o meu humilde conhecimento,A BIBLIA desde o seu inicio,ate o final tem varias passagens que se referem a seu tema, mas no Atos dos Apostolos , não me recordo por hora o capitulo e versículo, tem uma frase escrita de São Paulo, que ele relata o seguinte
    - `Não existe poder maior do que aquele que emana de DEUS,e pelos os que o representam.Mesmo que existir um rei despota a sua vontade tera que ser aceita,e quem se colocar contra o rei esta se colocando contra DEUS.Nesta interpretação os reis da época se colocaram como representantes diretos de DEUS, aqui na terra, com isso surge o direito divino, pois acima do rei só DEUS, e tudo o que ele falava não era a sua vontade mas a vontade de DEUS.
    Alem do direito divino, tambem temos traços claros de constitucionalidade, por dá poder a alguem.
    mais tarde, com o passar do seculo outros interpretaram diferentemente o mesmo texto, pois diziam que os escolhidos não era só um homem, mas um povo , pois DEUS escolheu um povo para levar para a terra prometida e não só um homem.Aqui também surge a base das constituições,pois todo o poder emana do povo e em seu nome sera exercido.

    ?

    Rosimar Milanês Terça, 05 de março de 2002, 11h17min

    Olá Joelma,
    Tente pesquisar a legislação mosaica no 5º livro de Deuteronômio(Bíblia - Antigo Testamento);
    Pois lá vc vai encontrar alguns fundamentos aplicados ao Direito, tais como: Justiça(cap. I - vers.17)- Processo (cap.13 vers. 12 a 15)- Testemunhas(cap. 19 vers.15 a 19)- Adultério(cap.22 vers.22)- Estupro(cap.22 vers. 26 e 27.
    Enfim, do mundo hebraico jorrou importante manancial da idéia de justiça social e dos direitos humanos.Aliás, era a única religião monoteísta da Antiguidade, que teve na Bíblia (Antigo Testamento) o conjunto de seus ensinamentos. E a Bíblia dá mostras sobejas do esforço de moralidade desse com os humildes e os pobres; nesse sentido, o Deuteronômio, 5.o livro da Torah(Lei Mosaica, também chamada de Pentateuco), foi o melhor exemplo.
    Espero poder ter colaborado com alguma coisa.
    Abraços
    Rosimar

    ?

    Gustavo Rubert Segunda, 21 de abril de 2003, 1h03min

    Boa Noite!

    Vou tentar contribuir com minha humilde opinião.

    A Torah foi escrita por Moisés. Este, conforme a história, era um homem muito culto, conhecedor do Direito. Vemos que o Direito hebráico guarda fortíssimas semelhanças com o Direito de outros povos primitivos. Exemplo disso é a lei do talião, chamada por muitos de LEI DO CÃO, usada por outros povos como o babilônico de Hamurabi. Seria interessante para o seu trabalho fazer uns links de temas como Direito Babilônico e suas semelhanças com a Lei Mosaica.

    Espero ter contribuído de alguma forma.
    Gustavo

    ?

    FrancileyRibeiro Domingo, 05 de dezembro de 2004, 15h56min

    Caríssima amiga , parabens pela escolha do belo assunto,e com grande prazer que lhe envio humiudes palavras.
    Na Bíblia encontramos os cinco primeiros livros ,que no direito Hebraico o mesmo é conhecido como Torá ,onde encontraremos o livro de Deuteronômio que são as leis de Moisés .Iremos observar o direito de sucessão,a condição juridica da mulher e outros .Espero ter ajudado desejo muito sucesso.

    E

    ENEIDA DE SOUZA E SILVA BONFIM Segunda, 07 de janeiro de 2008, 11h54min

    Cara ex -colega joelma, já que há um bom tempo voce terminou o curso.
    Digo isso pela data de sua mensagem para a sua monografia.
    Esse é o mesmo tema que pretendo fazer a minha monografia tambem.
    E que felicidade tive em me deparar com o seu pedido de ajuda.
    Agora eu estou necessitando dessa ajuda tambem.
    Gostaria de entrar em contato com voce e com isso obter novos dados para começar a minha monografia.
    Grande abraço e espero que voce leia e me ajude.
    Ou quem puder me dar essa ajuda.
    Sem mais.
    Eneida bonfim

    V

    Valéria de Carvalho Quarta, 30 de janeiro de 2008, 11h46min

    Ei Eneida,

    O tema de minha monografia tb trata do Direito Mosaico, e estive lendo o livro A História do Direito dos Povos - Jayme Altavila, o que recomendo á vc. Vamos trocar conhecimentos, me escreva, estarei no msn [email protected]

    L

    Luciano Freitas_1 Suspenso Quarta, 12 de março de 2008, 5h35min

    Nós da MONOGRAFIA INÉDIDA estamos no mercado de elaboração de monografias desde 1995, auxiliando aos nossos clientes na realização de monografia, tcc, projeto de pesquisa e dissertação, sempre pautados pela qualidade e eficiência que fez de nossa empresa a maior no Brasil no âmbito de monografia.. Assim, todas as monografias elaboradas por nós devem seguir as legislações vigentes, de modo a que nossos clientes se encontrem seguros para confiarem a nós a realização de sua monografia com a total tranqüilidade.
    Nossa equipe, responsável pela elaboração das monografia contratada, é formada por mestres e doutores atuantes na vida acadêmica, tendo não somente realizado suas monografias.

    Nossos serviços

    -RELATÓRIO DE ESTÁGIO
    -SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO
    -TCC X MONOGRAFIA-BIBLIOGRAFIA
    -PROJETO DE PESQUISA
    -ABNT

    contatos: [email protected]
    msn: [email protected]
    tel: (21) 92211895 ou 30125037

    G

    Gaya Suspenso Domingo, 06 de abril de 2008, 10h59min

    Olá

    Sou formada a 2 anos em Dto e estou fazendo minha pós em Dto Publico.
    P/ te ser bem sincera... amo Direito. e Também faço trabalhos para academicos tais como, TCC, Monografias, Teses etc.
    Caso necessite de orientações ou até msm solicitar uma monografia ou material. Pode me add no msn ou me enviar email pelo seguinte ([email protected])

    Se puder te ajudar, pois tb gosto sempre de me manter atualizada

    abrçs

    D

    Débora_1 Segunda, 05 de maio de 2008, 11h52min

    Olá,

    Estou começando minha pesquisa no direito hebraico, que é uma area encantadora do direito, em função da monografia que vou precisar fazer ano que vem. Gostaria de receber também, qualquer ajuda, seja numa mensagem ou material. Meu email é [email protected].

    abrçs
    Débora Ninaut