Meu nome é Geraldo,e estou cursando o primeiro período de Direito,na PUC-MG,e estou completamente apaixonado pelo curso,porém estou intrigado com alguns casos que meu professor cita.Nestes casos que ainda não cosigo me posicionar de forma consistente,são casos onde juizes agem como julgadores e não aplicadores de normas criadas por um poder legislativo.Gostaria de saber se é comum este inconformismo por minha parte.Seria este um conflito entre Justiça e leis criadas por um pré interesse?
Aguardo opiniões.
GERALDO MACIEL NETO

Respostas

    ?

    Carlos Freire Quinta, 09 de maio de 2002, 2h36min

    Caro Geraldo.

    Penso que deve estar havendo algum mal entendido entre o que vc. entendeu e o que seu professor lhe falou. Em nosso ordenamento jurídico é defeso ao Magistrado julgar contra lege. Não obstante tal acertiva, pode ocorrer de o Juiz numa interpretação hermenêutica da norma, ter entendimento diverso de outro Juiz, mas não quer dizer que o mesmo esta criando norma, nem desobedecendo o ordenamento Jurídico. Gostaria que se houver mais dúvidas, mande-me E-mail que terei prazer em lhe contribuir com minha experiência, sou mestrando em Direito Processual Civil e Trabalhista.

    Carlos Freire

    ?

    Donatus Domolcos Sexta, 19 de julho de 2002, 19h04min

    Como calouro, é muito boa essa dúvida.
    Tomara que ela dure toda sua vida, não se dogmatize. Não aceite respostas prontas da doutrina, da jurisprudência, de palpiteiros ou colegas
    Tente achar sua própria resposta. Foi bom voce sentir arder essa dúvida ,essa é a essência da coisa, duvída
    Não se conforme, pois no segundo ano a grande maioria já vai estar trabalhando e nem sequer ligando para isso, pois irão simplesmente consultar o código
    Viva a duvída
    La revedere

    ?

    Geraldo Maciel Neto Quinta, 22 de agosto de 2002, 23h37min

    Caro Carlos,
    venho atraves deste agradecer-te pela atenção à minha duvida dispensada, e dizer que poder contar com conselhos e opiniões do senhor será para mim uma grande honra.
    Grato.
    Geraldo MAciel

    ?

    Vivianne Terça, 08 de março de 2005, 12h02min

    Olá,

    Meu nome é Vivianne sou estudante de Adm em Mkt,e gostaria de saber o q é ser justo,e o q justiça!