DIREITO POSITIVO x JUSTIÇA
Meu nome é Geraldo,e estou cursando o primeiro período de Direito,na PUC-MG,e estou completamente apaixonado pelo curso,porém estou intrigado com alguns casos que meu professor cita.Nestes casos que ainda não cosigo me posicionar de forma consistente,são casos onde juizes agem como julgadores e não aplicadores de normas criadas por um poder legislativo.Gostaria de saber se é comum este inconformismo por minha parte.Seria este um conflito entre Justiça e leis criadas por um pré interesse?
Aguardo opiniões.
GERALDO MACIEL NETO
Caro Geraldo.
Penso que deve estar havendo algum mal entendido entre o que vc. entendeu e o que seu professor lhe falou. Em nosso ordenamento jurídico é defeso ao Magistrado julgar contra lege. Não obstante tal acertiva, pode ocorrer de o Juiz numa interpretação hermenêutica da norma, ter entendimento diverso de outro Juiz, mas não quer dizer que o mesmo esta criando norma, nem desobedecendo o ordenamento Jurídico. Gostaria que se houver mais dúvidas, mande-me E-mail que terei prazer em lhe contribuir com minha experiência, sou mestrando em Direito Processual Civil e Trabalhista.
Carlos Freire
Como calouro, é muito boa essa dúvida. Tomara que ela dure toda sua vida, não se dogmatize. Não aceite respostas prontas da doutrina, da jurisprudência, de palpiteiros ou colegas Tente achar sua própria resposta. Foi bom voce sentir arder essa dúvida ,essa é a essência da coisa, duvída Não se conforme, pois no segundo ano a grande maioria já vai estar trabalhando e nem sequer ligando para isso, pois irão simplesmente consultar o código Viva a duvída La revedere