Daniel Francisco Nagao Menezes Domingo, 02 de março de 2003, 13h16min

    Zelinda,

    O debate sobre o direito dos animais ainda está na seara filosófica. Ainda não chegamos ao consenso de afirmar se os animais são ou não titulares de direitos e garantias.
    A discussão moderna gira em torna da senciência dos animais e seus limites, até que ponto o animal tem consciência de si mesmo, e, até que ponto ele sente dor?
    Um bom livro é o do Peter Singer, chamado Ética Prática.

    Abraço
    Daniel Menezes

    ?

    Karina Barreto Segunda, 02 de junho de 2003, 19h45min

    Não, os animais são objetos, quem é o sujeito é a sociedade, que tem direitos, por exemplo, que determinado animal não seja morto de forma cruel, etc.

    ?

    Roberto da Silva Freitas Segunda, 21 de julho de 2003, 18h03min

    Carríssima Estudante,
    Infelizmento (ou felizmente) o Direito brasileiro ainda que um animal, a não ser o ser humano com vida, figure em dos polos da relação jurídica. Portanto não é possível que um animal seja sujeito de direito.

    Um abraço.

    ?

    Hélio Santiago Ramos Júnior Sexta, 20 de fevereiro de 2004, 22h28min

    Zelinda,

    O animal é um semovente e não é considerado como sujeito de direito. Quando se fala em "direito dos animais", certamente está se referindo a um outro direito, como, por exemplo, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Incumbe ao Poder Público proteger a fauna e a flora para evitar a extinção de espécies e que os animais sejam submetidos a crueldade conforme se verifica no art.255, §1º, inc.VII da Constituição Federal.

    Com atenção,

    Hélio

    C

    Cida Jacinto Sexta, 23 de julho de 2010, 9h43min

    Olá!
    Tenho uma cadela Boxer de 2 anos e meio. Essa raça necessita de muito exercícios, tem muita energia, gosta de correr e brincar. Ela é muito mansa. Em minha cidade (Itumbiara-Go) tem um espaço enorme às margens do Rio Paranaíba. Proibiram q eu a leve lá, disseram q é por segurança dos usuários, eu coloquei fucinheira nela. Não permitiram assim mesmo. Levei ela de madrugada não deixaram. Disseram q estraga as plantas. Não é verdade. O q devo fazer pra garantir o direito de levá-la nesse local, já q é o lugar mais apropriado?

    P

    pensador Sexta, 23 de julho de 2010, 10h09min

    A ação seria um mandado de segurança.

    Procure um advogado que irá lhe instruir e ingressar com o MS.

    F

    fernanda cassia Terça, 14 de junho de 2011, 16h49min

    nossa ate parece que o seu cachorro é uma vaca enorme uhaiuha
    peça o artigo que impeça de voce andar com ele la, ja que voce coloca fucinheira