M

    Marília Alves Domingo, 11 de maio de 2003, 16h41min

    Cara Daniela,

    O judiciário, as leis e a justiça são conceitos distintos, mas em tese caminham sim na mesma direção, entretanto, importante lembrar que o judiciário é um dos três poderes do Estado, logo é o meio onde se processa a justiça.

    Já as leis são formuladas pelo poder legislativo que é composto de representantes eleitos pelo povo e que tem por objetivo legislar segundo a vontade e o interesse deste, enquanto que a justiça é um conceito universal, porém, relativo e particular, pois cada ser humano a entende segundo seus valores, portanto, o que se busca é um equilíbrio segundo o entendimento da maioria.
    Esta é a resposta doutrinária, e em tese é assim que se processa.

    Aconselho que leias:
    O que é Justiça? e O Problema da Justiça, ambos de Hans Kelsen.

    Ok.

    R

    Roberto da Silva Freitas Segunda, 14 de julho de 2003, 14h10min

    Minha cara,
    Teoricamente, estes três termos, apesar de definições diferentes, deveriam caminhar na mesma direção. Mas, atualmente, não é isso que vemos.
    O Judiciário, uma das três funções do Estado, seria o encarregado de, por meio das leis, aplicar a justiça. Mas muitas vezes as próprias leis são injustas, isso faz com que o Judiciário não consiga exerça sua principal função: promover a justiça. Com isso, esses termos que deveriam caminhar juntos, se afastam casa vez mais.