Rodrigo J. Calabria Terça, 03 de junho de 2003, 20h09min

    Caro Alex:

    Os pandecistas (ou pandectistas) germânicos são os pensadores que, através de uma releitura da escola francesa da exegese, interpretavam o direito germânico que reinava em seu país antes de seu Código Civil (1900). Analisavam, assim, o direito alemão então existente, composto pelo direito romano e suas modificações pelos usos e costumes locais, pelo direito canônico e pelas leis imperiais.

    Rodrigo

    ?

    Saulo Paulo B. Germano Sábado, 06 de setembro de 2003, 0h29min

    natal, 06 de setembro de 2003
    Ao Alex

    Caro Alex,

    os pandecistas germânicos fazem parte do juspositivismo(defendia execução pura e simples da norma), no qual eles afirmavam que as leis teriam de ser codificadas e que o estado teria de ser o detentor desses poderes. De uma certa forma ele seria o legislador, o julgador e o executor, tudo sendo em uma unidade.Isso faz com que o estado seja possuidor de um poder de controle de massa e sua autonomia prevaleça. Já a Exegese afirmava que teria de haver o estado e o estado de direito sendo as duas paralelas, e não um só como afirma os pandecistas, sendo assim o estado não pode intervir nesse poder jurídico e também defendia a codificação das leis.
    DICA: Um autor que pode auxiliar suas pesquisas pode ser POSISTIVISMO JURÍDICO de NORBERTO BOBBIO, editora Icone.

    ?

    Rodrigo J. Calabria Segunda, 08 de setembro de 2003, 16h02min

    Caros

    É isso mesmo. O livro do Bobbio, aliás, é excelente. Acho que pode achar mais informações nos livros do Miguel Reale.

    Se gosta de história do Direito. não deixe de ler "A Cidade Antiga", de Fustel de Colanges.

    Abs

    ?

    Saulo Paulo Bezerra Germano Quinta, 11 de setembro de 2003, 16h54min

    Recentemente tive um debate onde eu e mais algumas pessoas,defendiamos o juspositivismo e fomos bombardeados por varias perguntas.Uma indagação feita pelo meu professor a respeito de que nós estaríamos defendendo o NAZIFACISMO.
    Minha resposta foi baseada no sentido de que defendia a Exegese e não os pandecistas germânicos. Gostaria de saber se alguém defende o juspositivismo afirmado pelos Pandecistas Germânicos ou pela Exegese?e qual seria a atuação desse positivismo hoje?