Olá a todos, gostaria de saber se alguém conhece uma corrente pensamento jurídico chamada "neo-realismo escandinavo" que propõe a extinção das leis escritas baseando os julgamentos em juízos de valor subjetivo. Se alguém tiver informações sobre esta corrente de pensamento, por favor me contate!

Respostas

    ?

    Marlene Sábado, 07 de agosto de 2004, 22h09min

    Caro Elias

    Na internet aparece o "realismo escandinavo", mas com o "neo" não achei.
    Veja se é assim.
    Há no jus o texto nº 35 (10.1999 de Cristiano Carrilho S. de Medeiros advogado em Recife (PE), pós-graduado em Direito do Trabalho e mestre em Direito Privado pela UFPE

    Segundo o jurista dinamarquês Alf Ross, representante do "realismo jurídico escandinavo", as palavras "justo" e "injusto" são inteiramente destituídas de sentido para o fim de avaliar-se uma norma legal ou uma ordem jurídica. "A justiça não serve de guia para o legislador".

    "Ross compartilhava da idéia que apenas as ciências naturais forneceriam o único modelo de cientificidade do conhecimento. Entendia também que no âmbito de um discurso que pretendesse ser rigorosamente científico as proposições não analíticas deveriam ser verificadas por procedimento empírico. O conhecimento científico, por fim, forneceria uma previsão dos eventos futuros que através de uma verificação empírica poderiam ser verificados ou negados. O comportamento das autoridades jurídicas confirmaria ou não a verdade ou falsidade das proposições teórico-descritivas que constituiriam a linguagem da ciência jurídica, a exemplo de quando uma proposição jurídica é acatada numa sentença judicial, ou seja, quando é efetivamente aplicada pelos tribunais. Sua concepção é evidentemente anti-filosófica."