Sabemos desde a antiguidade que muito falam que normas são aquelas escritas (positivas).SAbendo disso creio que augusto comte fortemente influenciado pela religião criou o positivismo como uma espécie de bíblia da sociedade,que acreditou fielmente da sua força aos seres humanos.Muito experiente e sábio ele viu nas normas já estabelecidas uma condição para o julgador de compor e dirimir conflitos.Sei e muitos sabem que ele criou a palavra sociologia ,mas essa palavra que ele criou abre uma certa polêmica .Augusto comte ele tinha ou não os métodos de durkhein?? se ele queria estudar a sociedade via nela uma forma de estudar os indivíduos como seu sucessor durkhein ,tinha métodos de estudos polêmicos o da biologia ,estatística.Acredito eu que durkhein influênciado por comte era um pouco apreensivo.Sei que augusto era sabio em ter métodos dedutivos "a priori" mas suas idéias eram as mais verdadeiras.ELE junto com durkhein tinham divergências um pouco conflitantes .Sabendo que seus métods eram tão diferentes ,o que levou a durkhein a ser positivista??

Respostas

    ?

    robertalavor Domingo, 19 de setembro de 2004, 15h17min

    Caro Rodolfo,

    São muitas indagações, no entanto, a história nos disponibiliza respostas, quanto ao nosso amiguinho Comte, arrisco dizer que mais do que um sábio ele foi um mestre, observando seus estudos, onde ele aponta a sociedade e seu desenvolvimento de acordo com o organicismo, onde o Darwinismo é o verdadeiro impulsor, vêmos que com grande originalidade ele soube apreciar, ao associar o homem e suas fazes, como ocorre quando ele associa a fase infantil com a teológica, onde a sociedade nos implanta crenças e medos (criança geralmente tem medo de bicho-papão, monstros, enfim...); passando outrora pela metafísica, que equipara-se à adolescência, onde têm-se a impressão de que salvar-se-á a terra de todos os males (como exemplo cito os revolucionários franceses que tinha por objetivo a igualdade, fraternidade e liberdade); restando como último o estado positivo, o ápice da pirâmede... Entretanto, esse ilustre cientista também analisou a sociedade quanto coletiva, apontando que existem dois modelos que denominou como solidariedade mecânica e orgânica, sendo a nossa atual orgância, salvo engano, por sermos individualistas e dotados de desejos ilimitados, tendo como importante aspecto, pelo menos para nós (estudiosos do direito) o fato de ser esta fase correspondente ao direito restitutivo.

    Todavia, percebia-se que a sociologia que teve como sua antecessora a fisiologia (por esse motivo Comte a fundou no organicismo - onde via os institutos desta sociedade - família, religião, propriedade e casamento - como basilares desta sociedade, ou melhor, orgãos equiparados aos biológicos, como de fato em meu ver o são), voltando, a teoria ainda se encontrava abstrata ao extremo, vindo ser explorada com imensa magnetude por nosso outro amigo de estudos Émile Durkheim, o que ao meu ver foi um trabalho de dilapidação, ou seja, ele pegou uma pedra bruta e a valorou, olha... não preciso dissertar sobre ele por saber que você já deve estar cansado de saber... Em face disto, encerrarei minha viajem com a pretendida resposta, onde buscarei vislumbrar que ao meu entender, cada um teve sua parcela indispenável de importância, ora, Durkheim teve por meio de análise estudar a sociedade como um fato social, onde várias são as classificações. Sobre seus meios, digo que foi por meio de Durkheim que aprendi a estudar esta ciência, ou melhor, foi analisando o fato como coisa, onde afasto as pré-noções, e não me envolvo com o objeto estudado, por fim... ele e nosso amigo Comte são independentes, cada um com suas peculiaridades, não me guardando ao afirmar que se eu fosse Durkheim não seria louca de fugir dos pressuposto aclamados pelo primeiro mestre.

    olha, vou parar por aqui porque me perdi... peço desculpas pelos eventuais erros...

    Um abraço,

    Roberta Lavôr

    ?

    robertalavor Domingo, 19 de setembro de 2004, 15h25min

    Outra coisa, não existe uma receita de bolo para analisar a sociedade, cada sociólogo adota um meio, o que não significa divergência e sim personalidade. Sobre o exposto, o que você vê como divergência?

    ?

    robertalavor Domingo, 19 de setembro de 2004, 15h26min

    O QUE DENOMINA COMO SUA TEORIA?

    ?

    Rodolfo Domingo, 19 de setembro de 2004, 17h19min

    Augusto comte ,embora um grande sábio da ciência ...ele era como os demais .O que ele fez -Apenas pegou o que já estava implícito na sociedade ,o positivismo natural ,que já existia por meio de regras da igreja cuja função ,não poderia ser válido com os homens e sim com Deus.Ora, ele embora influênciado pela igreja ,queria ínovar e renovar a sociedade,que passaria a ser dotada de regras feita por homens.E como dizia sobre a teoria dos estados (teológico ,metafísico,positivo) passara ele a ver os 3 aspectos de trajetória pela qual o indivíduo passaria em uma sociedade formadas pelo estado que se encontrara.Sobre sua teoria digo que ela foi um "chute na trave" ,para tantas descobertas ,pois ele analizando os diferentes prismas a achou no acaso.O que ele não sabia que o direito precisaria ter uma visão não só positiva indutiva,mas positiva reflexiva.Onde busca-se analizar os casos em harmonia com a sociedade da época.Acreditar que ele foi um "bam bam" da sociologia acho difícil,pois dotado de coragem ,fez apenas uma transformação do natural para o humano,da bíblia para os códigos.O direito precisara ver sob os 3 aspectos unidos e não separados ,pois se imaginar um homen dentro da floresta amazônica,que lei vai rege-lô,acretido que além da lei da sobrevivência -natural,ele terá os valores religiosos.O prisma de comte ,muito limitado surgiu de análises parciais ,por isso só mais tarde que teríamos o avanço da sociedade,que Durkhein levou adiante.Então o que vejo nos livros de sociologia que comte foi o maior,discordo ,pois na época o Émile e outros estavam persebendo aquela visão para transforma-la.

    ?

    Rodolfo Domingo, 19 de setembro de 2004, 17h22min

    Augusto comte ,embora um grande sábio da ciência ...ele era como os demais .O que ele fez -Apenas pegou o que já estava implícito na sociedade ,o positivismo natural ,que já existia por meio de regras da igreja cuja função ,não poderia ser válido com os homens e sim com Deus.Ora, ele embora influênciado pela igreja ,queria ínovar e renovar a sociedade,que passaria a ser dotada de regras feita por homens.E como dizia sobre a teoria dos estados (teológico ,metafísico,positivo) passara ele a ver os 3 aspectos de trajetória pela qual o indivíduo passaria em uma sociedade formadas pelo estado que se encontrara.Sobre sua teoria digo que ela foi um "chute na trave" ,para tantas descobertas ,pois ele analizando os diferentes prismas a achou no acaso.O que ele não sabia que o direito precisaria ter uma visão não só positiva indutiva,mas positiva reflexiva.Onde busca-se analizar os casos em harmonia com a sociedade da época.Acreditar que ele foi um "bam bam" da sociologia acho difícil,pois dotado de coragem ,fez apenas uma transformação do natural para o humano,da bíblia para os códigos.O direito precisara ver sob os 3 aspectos unidos e não separados ,pois se imaginar um homen dentro da floresta amazônica,que lei vai rege-lô,acretido que além da lei da sobrevivência -natural,ele terá os valores religiosos.O prisma de comte ,muito limitado surgiu de análises parciais ,por isso só mais tarde que teríamos o avanço da sociedade,que Durkhein levou adiante.Então o que vejo nos livros de sociologia que comte foi o maior,discordo ,pois na época o Émile e outros estavam percebendo aquela visão para transforma-la.

    ?

    Rodolfo Domingo, 19 de setembro de 2004, 17h51min

    Divergência no modo de pensar a sociedade

    ?

    Rodolfo Domingo, 19 de setembro de 2004, 17h54min

    Comte não foi o precursor da sociologia,MAs sim contribuidor.Dizer que Comte que começou a pensar em "pensar a sociedade" ,como muitos autores afirmar ,é uma utopia, senão uma mentira.

    ?

    robertalavor Domingo, 19 de setembro de 2004, 19h57min

    Caríssimo, não sei onde quer chegar....rs.... vou tentar reler tudo para opinar, por hora posso dizer que um homem, numa floresta, sozinho... não precisa de normas, lembre-se do náufrago.

    Em face do que entendi em pré-análise, digo-te que o estudo da sociedade se iníciou com Comte, isto é indubitável, no entanto, houveram melhoramentos e análises diversas. Algo é clarividente, a sociedade nasceu primeiro (risos), ela criou um sistema e nosso coleguinha Comte só tratou de classificá-lo. Caso não tivesse o feito, poderíamos ter denominações diferentes, teorias diversas, porque August Comte é um só, ele usou de seu raciocínio para observar a sociedade.

    Vou mudar a pergunta: QUEM CRIOU A SOCIOLOGIA EM SUA OPINIÃO?

    Eu responderia assim: Eu é que não fui. A sociologia é uma ciência que busca entender a sociedade servindo como um termômetro de suas patologias, e, teve por primeiro observador, August Comte.

    Responda você agora!

    ?

    robertalavor Domingo, 19 de setembro de 2004, 20h03min

    Acho que você está equivocado, ou se confundindo ao afirmar que Comte queria isso ou àquilo, nossa história mostra que ele era um cientista, um estudioso, não Napoleão Bonaparte ou Hitler:

    "Ora, ele embora influênciado pela igreja ,queria ínovar e renovar a sociedade,que passaria a ser dotada de regras feita por homens..."

    Nesta sentença observo que afirma com certa voraciadade algo que desconheço, ou até mesmo a história.

    Um abraço,

    Roberta Lavôr

    ?

    Rodolfo Domingo, 19 de setembro de 2004, 22h34min

    Bom,não podemos asseverar que Augusto Comte foi o primeiro a perceber uma mudança na sociedade no século xvII ...os primeiros foram OWEn,willian Tompson e Jeremy Benthan..eles que começaram a ver a sociedade com outros olhos .Só que os historiadores olham fatos "ver para creer".Em verdade nimguém sabe,eu afirmo "não foi comte" .Ele queria regras, uma simples tranfusão da doutrina cristã para pagã , sua filosofia era dogmática .Em um todo, ele fez pouco ,se comparar com os que progesseguiram a sua ciência.Enfim o positivismo foi um marco ,concordo ,mas nenhum historiador pensa em outros aspectos,lamento que no Brasil há muitos dogmas e mistificações que não se resolvem-um exemplo do mundo foi o quadro da monaliza que esse ano ,descobriram quem ela era.E é só...

    ?

    TATIANE Sábado, 06 de novembro de 2004, 10h35min

    A lei do transito tem que melhorar, como?

    ?

    TATIANE Sábado, 06 de novembro de 2004, 10h39min

    A lei do trasito está pior? a uniao faz a força famos melhorar essas leis