DEsde o século XVII criam-se várias formas de expressionismo ,a filosofia era uma delas .Durkhein em um contexto arbitrário porfia uma maneira diferente ,estudar uma sociedade em organismo social.Lindamente suas palavras convenciam diversas massas da história,claro! sucessor de Comte ,grande credibilidade e certeza possuiam suas palavras.E agora disse ele;

Organismo mecânico ?

Organismo orgânico ?

O que vocês sugerem para concluir minhas reflexões de durkhein,sua opinião é muito importante!

Respostas

    ?

    Fábio Corrêa de Freitas Terça, 28 de setembro de 2004, 12h05min

    Caro amigo!Ao meu ver, Emile Durkhein ao contrário de Conte,queria demonstrar que a sociedade solidária não dependia do progresso para evoluir socialmente (parâmetro Europeu)e assim ,cada sociedade possuía e comungava interesses diferentes, (como organismos)mas,que interagiam, como um organismo vivo, que embora alguns órgãos tenham funções diferentes, interagem entre si. Nasce ai o contratualismo, que demonstra s.m.j, que Conte estava equivocado. É minha humilde INTERPRETAÇÃO !

    ?

    Charles Fernando Gomes Segunda, 15 de novembro de 2004, 21h57min

    Amigo jurista.conheça a minha professora Schneider.Ela diz que o organismo mecânico é o Estado Antigo, e orgânico o Estado moderno.Se diz respeito a forma de tratamento das pessoas.Lembra do mecanicismo de Descartes?É por aí!Deus te abençõe que vá bem nas pesquisas!!

    ?

    André Quinta, 24 de março de 2005, 1h42min

    Durkheim foi um do grande sociólogo, ele que levou a sociologia para as Universidades, desenvolveu o objeto e o método para lhe estudar. Ele inicia seu trabalho no século XX onde a Europa passava por uma crise econômica, e o desemprego estava horrível. E a idéia principal dele Rodolfo é Divisão do Trabalho, para Durkheim a cada um deveria se especializar em áreas diferentes, assim criando a solidariedade na sociedade. Ele estuda as sociedades através da Ciêcias Naturais e diz que através da morfologia ele estuda as sociedades simples(mecanica) até as complexas(orgânica). Simples seria sociedades onde haveria um grupo que vivesse em caravanas, que todos faziam a mesma coisa, plantam para comer, sem depender uns dos outros diretamente, onde o único direito era o penal. Já as mais complexas seria uma população onde cada um deveria se especializar numa área para que houvesse a solidariedade entre as pessoas, e o direito vigente era o restitutivo (que regula todas as relações entre as pessoas, como direito civil, contitucional, comercial, etc.)Saiba Rodolfo que Durkheim vem trazer solução para a desordem daquela época percebendo na sociedade o direito para trazer a ordem.

    E

    Eduardo Barros Martins Quarta, 26 de março de 2008, 11h34min

    O organismo orgânico sendo este uma forma mais prática de reger o comportamento da sociedade como um todo.Como se faria isso ? Pelo que orgânismo orgânico ele nos dá a possibilidade de lapidar a conciência de cada um em fazer o que é certo . Desse modo podemos dá exemplo dentro da nossa sociedade quando devemos estudar para termo um bom emprego e trabalhar para suprir nossas necessidade funções individuais de cada um que serve de exemplo para os indivíduos da sociedade. Assim temos uma visão de que esse organismo orgânico se encaixa nos moldes de vida que são exercidos hordienamente onde todos devem exercer o que é certo como regra para se compactuando um comtrato para com os demais . Dentro dessa concepção se enquadra o Direito Penal

    N

    newton de oliveira lima Terça, 12 de agosto de 2008, 13h13min

    Senhores, o método de Durkheim é um descritivismo positivista e um início da teoria dos sistemas, onde cada sub-centro do organismo deve funcionar de modo independente do outro gerando apenas uma dependencia racionalmente comunicável, que seria assim, solidária. no entanto, essa concepção nao oferta alternativas para a quesão da coesão social, que tanto preocupava o próprio Durkheim, haja visto que ele nao toca como Weber, no problema dos valores, nem no problema da alienação e da exploração de classe (Marx). assim, o que Durkheim começa é a posição funcionalista da sociologia, onde cada grupo faz sua função e na prática o todo se esvanece, ou melhor, se mecaniciza em um procedimento a ser cumprido perfeitamente por cada parte em seu micro-mundo. E a posição da totalidade efetivamente orgânica (indago), e a individualidade, a personalidade e sua busca de valores (Durkheim constataou que o indivíduo sofre pressões no interior do sistema, assim, há o "SUICÍDIO", título de obra sua que descreve o desajuste social).
    Ora, no projeto durkheimiano não há espaço para crítica política ou ideológica, mas apenas, como para Luhmann, para autopoiese do sistema. Isso é funcionalismo, é contentar a sociologia com a funcionalização e especialização social que gera uma organicidade bem situada e, por fim, mantenedora da ordem vigente. Por issso eu fico com a tradição crítica de Adorno, Marcuse e Habermas.

    W

    Weidyson Domingo, 21 de setembro de 2008, 21h47min

    Gostaria de ressaltar que há, também, a noção de solidariedade mecânica, que consiste num direito repressivo, e solidariedade orgânica que, por sua vez, baseia-se no direito restitutivo.

    Bons estudos.

    M

    Malu Macedo Segunda, 04 de maio de 2009, 17h01min

    OLá , futuros colegas...
    Estou cursando Direito, primeiro semestre e sempre que posso venho aqui saber das novidades do direito.....E sempre adoro, ler comentários, aprender sempre.
    De minha parte agradeço a todos.

    E

    Emanuella Castro Quarta, 19 de agosto de 2009, 4h51min

    Eu aprecio e muito esse fórum.
    Parabéns a todos!