Minha esposa é formada em Direito, mas, por não ter passado na OAB, fica em dúvida sempre que perguntam sua profissão. Por exemplo: Sou formado em Administração de Empresas e não preciso ser aprovado por nenhum conselho regional para afirmar que minha profissão é administrador! No caso de minha esposa, ela pode afirmar ser Advogada mesmo sem ter a carteirinha da ordem?

Respostas

    C

    Carolina Cruz Quarta, 21 de julho de 2010, 14h17min

    Tem um ponto disso tudo que não foi abordado, mas foi o que mais me chamou a atenção. Qual é a função que sua esposa desempenha, Franco? Se ela de fato for dona de casa, qual é o problema em dizer isso às pessoas? Eu não considero a profissão de dona de casa degradante. Era degradante quando as mulheres não tinham opção e eram obrigadas a se contentar com cuidar da casa e dos filhos. Porém, se essa for uma escolha da mulher, não vejo problema algum. Hoje existe um certo preconceito contra a mulher que administra a própria casa. Antes existia contra a mulher que saía para trabalhar. Dá a impressão de que nada mudou, já que a mulher continua impossibilitada de fazer sua própria escolha sem ser recriminada por ela.

    Ademais, não acho que a profissão de alguém esteja vinculada necessariamente àquilo que a pessoa estudou, mas sim à função que ela de fato desempenha. Para mim, profissão não é título, é trabalho. Se quem pergunta estivesse interessado em saber quais cursos foram concluídos, perguntaria a formação ou gradução. Para a profissão, o que importa é a atividade desempenhada no dia-a-dia.

    M

    Mariacarol Quarta, 21 de julho de 2010, 14h41min

    Bom... nem iria me pronunciar quanto a este topico pois ja foi respondida a questao em debate.
    Porem nao pude deixar de notar como existem "elementos" que insistem em ser notados, e de fato sao... por sua repugnante e despresivel forma de expelir "toda sua sabedoria"

    Parabens aos demais*!!!!

    M

    Muniz-PR Sexta, 23 de julho de 2010, 1h24min

    FRANCO SARAIVA, com todo o devido respeito, mas como já perguntaram qual o problema de sua esposa identificar-se como do lar? Ou mesmo bacharel em direito? Uma coisa é querer advogar e não passar no exame da ordem, outra (como é o caso de sua esposa) é ser bacharel em direito e não ter intenção de advogar, seja por qual motivo for (outra carreira ou qualquer rumo que sua vida tenha tomado). Se ela nem tem intenção de advogar, qual interesse teria em se identificar como advogada? "Status"?
    Não quero saber demais da sua vida, apenas largo as perguntas para reflexão... Enfim, há mesmo discussão sobre o Exame da Ordem, o qual acho necessário pois é um "filtro" para tantas faculdades de direito (algumas inclusive de "fundo de quintal") que existem.

    E

    ercilia o santos Quarta, 28 de julho de 2010, 9h20min

    Querido Franco te digo uma coisa, a sua esposa pode mudar isso em sua vida, já que tal situação a incomoda estude junto com ela a jude a passar no exame da OAB ela consegue e com seu apoio será bacana, eu mesma era do lar comecei a estudar agora c 42 anos e tbm enfrentarei a prova e estou confiante em passar, então meu caro vamos a luta e seremos felizes....comece tentando, voltando a fazer um curso uma atualização, fazer as provas antigas da OAB e assim vai...bjs e sejam felizes.

    M

    Marcos Adv Quarta, 28 de julho de 2010, 9h45min

    Realmente, a prova não é fácil, mas necessária.
    E está cada vez pior, agora não é mais permitida a utilização de doutrina na segunda fase, apenas lei seca.
    A aprovação não lhe garante nada.
    Veja meu caso, cursei direito, nunca fiz estágio por falta de tempo, prestei oab e passei. Estou procurando emprego na área há alguns meses, e não encontrei ainda. Todos pedem experiência...

    Sorte para sua esposa, principalmente depois que for aprovada.
    Att, Marcos

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quarta, 28 de julho de 2010, 10h39min

    Lembrei-me há poucos dias que eu fui Conciliador num JEC enquanto não recebia minha carteiriha da OAB. Achei um treinamento muito melhor do que qualquer estágio.

    Assim, além de poder dizer que é Bacharel em Direito, pode dizer que é Conciliador em um JEC.

    J

    J. José Quarta, 28 de julho de 2010, 10h46min

    Talvez eu não tenha compreendido a assertiva, mas o exame da OAB é pago. Custa atualmente R$ 200,00; quem promove o concurso, tem este "status" é o CESPE(Centrode Seleção e Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília (UnB)

    ?

    FRANCO SARAIVA Quarta, 28 de julho de 2010, 23h45min

    Obrigado a todos por seus valiosos comentários, - Alguns nem tanto!, mas, minha esposa desistiu de ser advogada no 1° ano depois de sua formatura, logo após um grande escândalo sobre o beneficiamento de certos membros do PCC inclusive em exames da ordem que, com certeza, foi prontamente abafado na época... Ela possui sim outras profissões, apenas, queria exercer o direito de divulgar sua formação como muitos engenheiros, médicos, administradores, economistas e tantos outros que não precisam, como nosso colega de fórum J. José disse bem, pagar R$ 200,00 por pessoa para uma instituição de BRASÍLIA para ter seu direito adquirido ou melhor COMPRADO!!

    Obs: Apenas para esclarecer à "usuária banida" Elisângela L. Biagi, minha esposa pode escolher entre as profissões de bailarina (formada na escola Municipal de Bailado de SP), Coreógrafa (trabalhos em programas de TV e espetáculos) e professora de Jazz (8 anos na sociedade esportiva Palmeiras) diferente da Sra. que terá de se contentar em ser apenas "CORUJA".

    Mais uma vez, obrigado a todos que fizeram comentários inteligentes, contrários ou à favor do exame da ordem, mas, bastante pertinentes à discussão.

    Abraços.

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Quinta, 29 de julho de 2010, 1h10min

    A profissão é Bacharel.

    Ela pode até ministrar aulas.

    ?

    FRANCO SARAIVA Quinta, 29 de julho de 2010, 16h20min

    Obrigado Cristina, você pode ser um pouco mais específica? Fui informado que em universidade ela só poderá dar aulas se tiver mestrado. Qual ou quias matérias ele poderá ministrar?

    Att,
    Francsico.

    A

    Axl Quinta, 29 de julho de 2010, 22h05min

    Caro amigo, pelo visto sua esposa é uma pessoa bastante inteligente devido as qualificações citadas, contudo, os varios comentários devem ser levado ao conhecimento dela, pois, quando me formei e efetivamente recibi o titulo de bacharel em direito minha opinão sobre a prova da OAB, era uma, porêm mudou quando resolvi encarar a prova e faze-la. Obtive o sucesso com aprovação, ai sim que o bacharel em direito tem a noção o tanto que é importante ter o minimo de conhecimento juridico para poder atuar no mundo juridico, ademais, um juiz, promotor e até os auxiliares da justiça estão preparados para a profisão, e infelizmente não é o que esta acontecendo com o advogado, estão sendo mal preparados para a profisão por facultades sem nenhum comprometimento com o ensinar e o saber, contudo, espero que sua esposa mude de opinião e estude passe na prova para atuar como uma verdadeira advogada.

    ?

    FRANCO SARAIVA Segunda, 02 de agosto de 2010, 0h17min

    Obrigado por se manifestar Axl!

    Muitos advogados, apesar de conquistarem o direito de advogar, realmente não estão tão bem preparados, ou seja, as faculdades na atualidade se proliferaram de forma desordenada, algumas se assemelham à Fast-Foods (uma em cada esquina). Hoje, as instituições de ensino produzem advogados e médicos como se fossem uma linha de produção de carros. Temos amigos e parentes Médicos, Juízes, Promotores e Advogados. Os que possuem formação mais recente nos relatam instruções passadas pela própria instituição (seus mestres) que são estarrecedoras, do tipo: "Não importa quantas pessoas seu cliente matou ou estuprou, mas sim, quanto ele estará disposto a pagar para ficar livre de punição..." ou "... Cá entre nós!... Nos dias de crise em que vivemos, o médico tem que ser igual ao mecânico que sempre deixa alguma coisa mais ou menos frouxa no carro para fazer o cliente voltar para arrumar..."

    Sinceramente acho que deveriam fiscalizar melhor as instituições enfatizando a questão ética e punir severamente principalmente o médico e o advogado que ferir o princípio básico de suas funções que é respectivamente, salvar vidas e defender os direitos do cidadão de bem.

    M

    Marcos Adv Segunda, 02 de agosto de 2010, 17h15min

    Prezado Franco.

    Minha formação é recente (2008), concordo quando diz que houve um crescimento desordenado de faculdades, onde o objetivo consiste apenas em lucrar, sendo que a preocupação com a qualidade é deixada de lado.
    Mas jamais ouvi de qualquer mestre, por melhor ou pior que fosse, algo como o que você citou.
    Os melhores princípios éticos não são os que aprendemos na faculdade e sim aqueles que trazemos de nossa infância, de nossa família.
    Assim, qualquer orientação de algum pseudo mestre, não terá influência alguma.

    Abraços

    C

    Carolina L.A. Quarta, 01 de setembro de 2010, 14h36min

    Prezado Franco,

    pelo o que entendi de sua pergunta é que sendo apenas bacharel em Direito, o que responder qdo lhe for perguntda qual sua profissão...
    Vi aí mtas respostas dizendo que tem que ter a OAB para dizer que é advogado, isso sua esposa deve estar farta de saber. Não foi isso que vc quis saber, não é mesmo?
    Ela pode dizer que é bacharel em Direito, como já foi dito em topicos acima, ser bacharel em direito lhe dá várias oportunidades de trabalhar na área jurídica.
    Um abraço,
    Carolina L.A.

    R

    Ronaldo José Domingo, 19 de setembro de 2010, 10h18min

    Bom dia!
    Alguém aqui se submeteria a passar por uma cirurgia por um médico que NÂO passou pela residência? Que, portanto NÃO é inscrito no CRM??? . Médico não faz provap/CRM, mas tem a tal residência obrigatória que é mais difícil do que passar no exame da ordem.

    Só é contra o exame da ordem, quem não consegue passar...... O exame só filtra os estudantes que levaram o curso de direito a sério.

    L

    Luciana Elias Terça, 21 de setembro de 2010, 16h29min

    Olá Sr Franco, uma bacharela em direito pode ser muitas coisas, principalmente comunicar a TODOS que tem superior completo, coisa rara hoje em nosso país, desta forma ela poderá ter vários empregos, inclusive fazer consursos que exigem o curso de Direito, esteja orgulhoso pelo que ela já conseguiu e se ela se dedicar bastante poderá ser uma analista jurídica CONCURSADA do tipo analista de cartório, ganhando seus R$ 4.000,00 por mês e depois de três anos de atividade prestar consurso e ser JUÍZA que não PRECISA de OAB, aliás nem pode!!!! Parabéns pelo esforço dela, e a propósito quem é DO LAR também trabalha muito e merece respeito, bem como qualquer outra pessoa.

    M

    Marcos Soares_1 Terça, 21 de setembro de 2010, 16h31min

    Olhá só vc é apenas Bacharel em direito, porém pode prestar concurso publico para Delegado de policia civil e federal pois para ser delegado não precisa de OAB, também pode atuar como assistente Jurídico ou auxiliar jurídico.
    Abraço!!!

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Terça, 21 de setembro de 2010, 16h43min

    Franco
    Nem todas as instituições exigem o mestrado.

    Ela poderá ministrar aulas da matéria com que mais se identifica e desde que ela se atualize sobre o tema.

    Bom, normalmente as universidades, fazem seleção para admissão de novos professores.
    Boa Sorte.

    P

    proteu Sexta, 24 de setembro de 2010, 10h58min

    Caro amigo,não fique triste por sua esposa não ter passado no exame da ordem,oque tem de idiota prometendo fazer lei que só prejudica o advogado é brincadeira.A mais recente são alguns candidatos prometendo regularizar a venda e o consumo de drogas,dando assim um visual legal a pratica deste ato criminoso.Já pensou se isto acontece,as bocas passariam a ser uma empresa,portando seus olheiros e vapores seriam funcionarios desta boca agora legalizada.Agora imagine se esta boca demite um de seus funcionarios sem justa causa sem nada lhe pagar e mesmo sabendo do risco este trabalhador resolve buscar seus direitos na justiça.Imagina pra quem vai sobrar.Pro pobre do advogado que fez 5 anos de direito passou no famigerado exame da ordem e agora para defender os direitos de seu cliente se ve obrigado a BOTAR A BOCA NO PAÚ, é mole.deixa estes defensores do exame fazer esta tarefa.

    P

    proteu Sexta, 24 de setembro de 2010, 11h15min

    Caro amigo,não fique triste por sua esposa não ter passado no exame da ordem,oque tem de idiota prometendo fazer lei que só prejudica o advogado é brincadeira.A mais recente são alguns candidatos prometendo regularizar a venda e o consumo de drogas,dando assim um visual legal a pratica deste ato criminoso.Já pensou se isto acontece,as bocas passariam a ser uma empresa,portando seus olheiros e vapores seriam funcionarios desta boca agora legalizada.Agora imagine se esta boca demite um de seus funcionarios sem justa causa sem nada lhe pagar e mesmo sabendo do risco este trabalhador resolve buscar seus direitos na justiça.Imagina pra quem vai sobrar.Pro pobre do advogado que fez 5 anos de direito passou no famigerado exame da ordem e agora para defender os direitos de seu cliente se ve obrigado a BOTAR A BOCA NO PAÚ, é mole.deixa estes defensores do exame fazer esta tarefa.