Minha esposa é formada em Direito, mas, por não ter passado na OAB, fica em dúvida sempre que perguntam sua profissão. Por exemplo: Sou formado em Administração de Empresas e não preciso ser aprovado por nenhum conselho regional para afirmar que minha profissão é administrador! No caso de minha esposa, ela pode afirmar ser Advogada mesmo sem ter a carteirinha da ordem?

Respostas

    H

    Hedon Terça, 25 de fevereiro de 2014, 20h49min

    O Exame da OAB é totalmente inconstitucional! Um despautério!!!

    J

    Jessica Carla Segunda, 31 de março de 2014, 4h31min

    Olá FRANCO querido!

    Mediante a tantas excelentes respostas, venho reforçar que ser bacharel em Direito é válido tanto quanto ser registrado na OAB, a diferença é a função, mas como já foi dito, sua digníssima esposa não pretende advogar, então está tudo certo, né?

    Agora, como bacharel ela tem amplas oportunidades na área jurídica! Eu por exemplo, sou estudante do 2º período de Direito e alguns de meus professores mesmo com aprovação da OAB não exercem a função de advogado(a), estão somente lecionando, outros variando em seus cargos públicos... Ah, inclusive, estudo em universidade particular e abro parênteses para destacar que (a MAIOR parte do corpo docente da minha atual grade curricular são professores da rede pública, universidade federal)

    Digo isso pelas críticas anteriores às supostas "uniesquinas" da vida...

    Bom, torço pela prática dos conhecimentos adquiridos por sua esposa, e que ela se dedique a atualizar-se, e ingressar-se logo, a justiça carece de PESSOAS, que além de tudo sejam HUMANAS...

    Uma excelente busca para ela!

    Recebam meu abraço!!

    J

    jodao olivia Segunda, 31 de março de 2014, 6h40min

    Seria injusto da minha parte não para louvar que permitiu-me obter um empréstimo de dinheiro na terça-feira que eu precisava para salvar uma vida em perigo. Inicialmente pensei que nem um único momento mas minha minha curiosidade sondagem para tentar e, finalmente, eu poderia obter esse empréstimo que meu sair deste impasse em que vivi, eu enchi as condições e sem assédio, minha conta foi creditada o 90.000 euros eu perguntei. Você que precisa de fazer um emprestimo, entre em contato com Sra. monica Paul no seu endereço de e-mail que é: [email protected] será um prazer ajudá-lo. Obrigado a gostar de mim e envie seu pedido para obter o seu empréstimo no prazo de 72 horas no máximo.Aqui está o e-mail: [email protected] - se você está em necessidade... passado a mensagem finalmente ajudar aqueles que estão em necessidade

    S

    Stella Pereira Segunda, 26 de maio de 2014, 11h22min

    Ela é Assistente Jurídica. Normalmente nos escritórios eles contratam pessoas formadas em direito mas sem a OAB para serem seu assessores.

    L

    Lilian Monteiro Terça, 27 de maio de 2014, 16h02min

    Tem que passar na OAB e ponto final.
    [...]

    Vamos passar!!

    P

    Pamela Rodrigues Terça, 24 de junho de 2014, 10h20min

    Querido, infelizmente ela não pode dizer que é advogada, somente vai poder dizer isso depois de passar no exame da ordem, estimule ela a estudar e passar na prova!!

    E

    EK Curitiba/PR Quarta, 25 de junho de 2014, 18h28min

    PELA LEI DO MEC 12605/2012, OS BACHÁREIS EM DIREITO; SÃO ADVOGADOS PELA PROFISSÃO;
    Descrição: Conforme artigos 1º e 2º da Lei nº 12.605/2012, as Instituições de Ensino Superior do Curso de Direito; Deverão reemitir diplomas contendo o gênero correspondente ao sexo da pessoa diplomada ao designar a profissão e o grau obtido, nesse caso, há a obrigatoriedade expressa em lei de acrescentar grau obtido e a profissão, onde, sendo o grau obtido Bacharel em Direito, deverá constar a profissão de Advogado, visto que na grade do curso de direito está o Estatuto da OAB e o código de ética do Advogado, entre as demais matérias referente à legislação Nacional e Direito Internacional? Ou seja, Advogada/Advogado.

    E

    EK Curitiba/PR Quarta, 25 de junho de 2014, 18h38min

    Os Bacharéis em Direito, injustiçados pelo maligno e maldito Exame da OAB/BRASIL, sendo Inconstitucional, Reserva de Mercado e o pior, Óbito por profunda depressão. Visitem - www.obb.net.br - o Exame da OAB/BRASIL é mera arrecadação de milhões ao ano, casa níquel, enriquecimento ilícito, OAB/BRASIL, um simples órgão privado de classe - (Sindicato).

    G

    Giselle Sengès Terça, 02 de setembro de 2014, 18h49min

    Concordo com vc Isac Provenzi, o exame não pode ser abolido e como vc disse, se estudar passa, não achei nenhum bicho de sete cabeças. Foi tranquilo! abçs

    H

    Hedon Quarta, 03 de setembro de 2014, 0h24min

    O que se acha ou deixa de achar não interessa! O que interessa é que o exame da OAB é inconstitucional!!!! E o pior... tem o aval do estado! E eu pergunto pra que o legislativo??? A OAB é somente um sindicato. Em nenhuma profissão existe isso, se a pessoa fez graduação está apta a exercer a profissão.
    Ah, não pensem que sou um bacharel em Direito... Só uma indignação por um despautério!

    G

    Guilherme Miguel Sexta, 12 de setembro de 2014, 7h18min

    Amigos (as) deixo como dica para quem quiser conhecer. Direcionado para quem vai prestar o Exame da OAB.

    www.facebook.com/pages/Guilherme-Miguel-Advocacia-Criminal/844429022247449

    C

    CONCILIADORES ONLINE Sexta, 26 de setembro de 2014, 23h10min

    CONCILIADOR EXTRAJUDICIAL

    CLT Art. 625-A. As empresas e os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representante dos empregados e dos empregadores, com a atribuição de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho. Parágrafo único. As Comissões referidas no caput deste artigo poderão ser constituídas por grupos de empresas ou ter caráter intersindical. (Incluído pela Lei nº 9.958, de 12.1.2000)
    conciliação está prevista no Código de Processo Civil (Lei 5.869/73), na Lei dos Juizados Especiais (Lei 9.099/95) e em outras normas e resoluções do Conselho Nacional de Justiça.

    PREPOSTO
    Código civil Art. 1.172. Considera-se gerente o preposto permanente no exercício da empresa, na sede desta, ou em sucursal, filial ou agência.

    ARBITRO EXTRAJUDICIAL

    SÍNDICO CONDOMINIAL

    PROFESSOR DE DIREITO

    M

    Mayah Sábado, 18 de outubro de 2014, 1h07min

    Sou formada há 5 anos, justamente quando surgiu essa discussão, nunca fiz o exame, atuo na área orientando e fazendo peças para quem tem inscrição na OAB, pq os mesmos se quer sabem montar uma inicial e quanto mais tempo passa pior fica a qualidades dos profissionais que estão sendo lançados no mercado. O EOAB nem sempre significa saber, na maioria das vezes se trata de sorte, porque nunca vi e ouvi tantos absurdos de advogados regulamente inscritos. Não preciso ir à fórum, as delegacias, cartórios, viagens. Trabalho qdo quero, na hora que quero e recebo 40% de cada causa, garanto pra vocês que é bom pra quem quer se aparecer e não pode montar um escritório e pra mim que não gasto gasolina, roupa, salão, estacionamento, não me estresso, não me envolvo sentimentalmente com nenhum caso, não procuro cliente, ninguém me cobra prazo ou pergunta qual a minha especialidade. Se o processo estiver em andamento tenha certeza que não serei eu que vou dá carga nele ... sou uma DO LAR com conhecimento e dinheiro que talvez muitos de vocês não tenham e isso só ocorre porque cada um se destaca uns por capacidade no que fazem de melhor e outros por aparência.

    Zenaide Assis

    Zenaide Assis Domingo, 19 de outubro de 2014, 23h48min

    Perguntas que deveriam ser feitas ao MEC. Entra político, sai político, e ninguém se compromete com fim deste concurso caça níquel.

    L

    lee rettig Segunda, 27 de outubro de 2014, 22h24min

    Preste uma prova atras da outra .. sem falar para ninguém... vá prestando e sem neuras.... isso é um charlatanismo ... uma exploração... Conheci uma senhora que se formou em engenharia, fez medicina depois Direito.... será que ela é Burra? Direito na USP... e não passava na OAB..... dizia a ela que não passava , por se inteligente demais... e o exame da OAB não testa conhecimentos e sim um festival de pegadinhas..

    E

    ELI RATHES SILVA JUNIOR Quinta, 30 de outubro de 2014, 9h32min

    Oi, quero saber se é obrigatório o bacharel em direito mesmo tendo a carteira de aprovação da OAB, ter que exercer a atividade (Advocacia) pelo menos 3 anos, para depois se inscrever em algum concurso publico?

    Costa Lima Advocacia

    Costa Lima Advocacia Segunda, 15 de dezembro de 2014, 7h02min

    Que brincadeira de gente sem berço.Sou Bacharel e se alguém perguntar minha qualificação ou formação digo Bacharel em Direito... afinal teve colação de grau em Direito e sei fazer petição melhor do que muitos ade vo gados que já vi. Kkkkkkk Existe faculdade de Advocacia? Não. Nos grandes escritórios quem faz o trabalho de bastidores é o Bacharel. Acho que a OAB PODERIA criar um carnezinho e uma carteira fe Bacharel e eles conseguiriam pagar em dia... sem referência aos ade vo gados inadimplemtes e bêbados.

    G

    Gabriel Sexta, 02 de janeiro de 2015, 12h24min

    Sinceramente nao entendo o escarcéu que fazem sobre o exame da OAB, se acham essa prova difícil imagine o que nao vao achar de provas para magistrado.

    R

    Regina Segunda, 12 de janeiro de 2015, 14h28min

    Em "caráter conclusivo" foi aprovada proposta de regulamentação da profissão de "paralegal" (bacharel em direito que não tem registro no OAB). Projeto de Lei nº 5749/2013. Ver: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/472505-CAMARA-REGULAMENTA-PROFISSAO-DE-PARALEGAL-PARA-BACHAREIS-EM-DIREITO.html

    R

    Ricardo Quinta, 29 de janeiro de 2015, 15h55min

    Seria muito interessante que todo curso superior tivesse uma prova da natureza da aplicada pela OAB, mas que fosse feita pelo órgão do governo responsável pela educação no país. Não se pode admitir que uma Universidade federal ligada ao Ministério da Educação, cujos alunos oriundos do seu curso de direito tenha que se submeter a uma instituição atipica como a OAB. Principio da isonomia das profissões oriundas de curso superiores.