Fui agredida e xingada posso processar o agressor por danos morais?
São necessárias algumas respostas:
Onde ocorreu o fato? Foi em local público? No local, várias pessoas presenciaram o fato, ouviram ou ficaram sabendo do ocorrido por terceiros?
O deslocamento até à delegacia e ao IML para o exame, foram causadores de falta a algum compromisso como trabalho, etc?
As lesões, por força maior, a fizeram permanecer em repouso, por recomendações médicas ou em virtude de constragimento pelas lesões que causaram hematomas?
Se algumas das perguntas forem positivas, terá concretas possibilidades de sucesso por danos morais ou até materias, decorrentes do advento.
Caso positivo, procure um advogado com COMPROMETIMENTO, que não a estimule a entrar com uma ação sem sucesso ou embasamento concreto.
Bom, se foi irmão, além do processo na esfera cível, também pode ocorrer a prisão preventiva do acusado se conseguir prova que fora no âmbito familiar.
Tem fundamento sim, uma vez que houve um corte em sua boca, causando constrangimento ao se deslocar para locais públicos, por chamar a atenção de terceiros, causando sentimento de embaraço, vergonha, entre outros sentimentos decorrentes da externalização de terceiros ao ver o corte em sua boca, causando assim um dano moral. Também há que se falar em dano material, pois, isso "pode" ter lhe causado tamanho constrangimento, uma vez que, por ter se ausentado aos trabalhos/estudos/compromissos, temendo ser vítima de reações adversas de terceiros, devido ao corte em sua boca chamar a atenção de outras pessoas.