Marcelo Araujo lima Quarta, 29 de junho de 2005, 15h42min

    Olá, cara Lucy. Vamos por parte, pois sinto em seu questionamento uma certa deficiência de conteúdo conceitual. Primeiro, o que é Ciência? Não obstante vasta literatura que trata deste conceito, podemos suscintamente dizer que Ciência é conhecimento. Para se chegar a este é imprescindível estudo, experiência, aprofundamento, busca, imparcialidade, dedução, demonstração, verificação etc, etc. A CIência é entendida, com base nos primórdios gregos, como uma busca da totalidade (daí surge o espírito da Filosofia, que é a Ciência de todas as ciências. Assim, quando se tratava conhecimento (o Lógos, a Razão) , referia-se ao Todo, não a partes separadas. Ora, com a chegada da Era Moderna, mais marcantemente a partir do século XVI, o conhecimento fragmenta-se em ciências particulares, objetivando, um estudo mais detalhado em cada área específica.É um período de fragmentações racionais ou também chamado de período da razão instrumental.
    Com isso, dividiu-se as ciências em áreas afins, que correspondessem a objetivos específicos, como foi colocado.
    Várias são áreas: exatas, humanas, agrárias, biológicas etc.
    A diferença de cada área recai justamente naquilo que ela tem como foco de estudo. Assim, a matemática estuda os números e suas relações. A Astronomia os astros. A Economia os fatores econômicos. A Biologia, os aspectos biológicos e assim por diante.
    Então, no caso do Direito, como o objeto de seu estudo são as relações sociais humanas em face de leis, ordem etc, ele está incluido no rol das Ciências Humanas.Ele não está na exatas, porque esse ramo trata de ciências que tem na sua formatação essencial a exatidão de seus resultados, diferentemente claro do Direito, da Filosofia, da Psicologia, da Sociologia, que tratam de comportamentos humanos e como tais inexatos, indeterminados, voluntários etc etc etc.
    Portanto, o Direito é da área de Humanas e não de exatas.

    ?

    0taciano coimbra da rocha Quinta, 21 de julho de 2005, 16h47min

    Concordo plenamente com a exposição do nobre colega Marcelo. Apenas quero acrescentar que não busque encontrar ciência exata, por que não existe. Para ser ciência, há de possuir a sua parte filosofica que sempre estará questionando. O estudo em prática é consideradao ciência quando comprovado, porém tão logo que se prove ao contrário necessita de nova comprovação, diferentemente do conheciemnto teológico/dogmático. Quanto ser exata, nenhuam ciência pode ser considerada exata, nem mesmo a Matemática, isto porque, existe a dízima. A exemplo 100:3=dízima. Logo, inexata a matemática.

    ?

    claudemiro Sexta, 02 de setembro de 2005, 12h45min

    É CORRECTO AFIRMAR QUE O DIREITO É UMA CIÊNCIA ELA SE ENCAIXA NO RAMO DAS CIÊNCIA POLITICAS(OU SOCIAIS)PORTANTO O DIREITO TEM VINDO Á DAR PROVA DISSO PORQUE VÁRIOS SAO OS PROBLEMAS JURIDICOS QUE TEM VINDO SOLUCIONAR