marcelo lima Quarta, 03 de agosto de 2005, 18h40min

    Olá caro Eduardo!
    Quando se fala em Direito natural é uma forma de classificar o direito na esfera ontológica, digamos assim. Ou seja, o direito natural é aquele inerente ao próprio ser, está inserido na "própria carne". Direito à vida, por exemplo, é um direito natural.
    Já o Direito Positivo é aquele formado mediante intervenção científica. Por positivo entende-se CIência, no sentido moderno da palavra. Assim, por exemplo o direito patrimonial é um direito positivo, pois foi forjado devido ao acúmulo de posse.
    Então, resumidamente, Direito Natural é um direito genuíno inerente à propria natureza; já o Direito Positivo é o direito adquirido mediante formatação científica, ou em outras palavras, o direito que vem depois do direito natural.
    Como sugestão de leitura, leia Miguel Reale e Tércio Júnior.

    ?

    wanderson tomaz valadares Segunda, 18 de dezembro de 2006, 18h24min

    Olá! amigo Eduardo Michel,vamos estabelecer um paralelo sobre este assunto, que de certo modo,ainda é dúvida para muitos.Pois bem,o Direito Natural é independente da vontade do homem,desta feita,este é o Direito que emana da própria natureza,rege naturalmente a conduta humana.Por conseguinte,Direito Positivo é o direito escrito,consubstanciado em leis,decretos e,decisões judiciárias,sendo assim,sua obra é essencialmente humana.Vale ressaltar,que o direito positivo divide-se em público e privado.

    P

    PEREIRA SANTOS Terça, 08 de março de 2011, 10h56min

    Explique-me quais são as principais teorias do diteito positivo?

    P

    PEREIRA SANTOS Terça, 08 de março de 2011, 10h59min

    GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TEORIAS DO DIREITO POSITIVO?

    P

    PEREIRA SANTOS Terça, 08 de março de 2011, 11h02min

    EU JÁ ESCREVI?

    D

    daniela silveira Quinta, 28 de julho de 2011, 23h59min

    Direito natural é aquele que nasce com o homem, idependente de qualquer regramento quanto a sua utilização;

    Direito positivo é aquele regrado! Criado e escrito pelos próprios homens , através de normas que indicam como devem serem cumpridas.

    L

    Leandro j. Rodrigues Quarta, 22 de fevereiro de 2012, 12h12min

    Direito positivo: é uma lei escrita onde se provem do sistema jurídico.
    "Lei antiga"