Um Paralelo entre Direito Natural e Direito Positivo
Caros amigos,
Gostaria que alguem me ajudasse a estabelecer um paralelo entra o Direito Natural e o Direito Positivo, levando em conta os valores de uma sociedade.
Até a presente data não consegui obter uma luz a respeito de tal assunto.
Att.
Eduardo Michel
Olá caro Eduardo! Quando se fala em Direito natural é uma forma de classificar o direito na esfera ontológica, digamos assim. Ou seja, o direito natural é aquele inerente ao próprio ser, está inserido na "própria carne". Direito à vida, por exemplo, é um direito natural. Já o Direito Positivo é aquele formado mediante intervenção científica. Por positivo entende-se CIência, no sentido moderno da palavra. Assim, por exemplo o direito patrimonial é um direito positivo, pois foi forjado devido ao acúmulo de posse. Então, resumidamente, Direito Natural é um direito genuíno inerente à propria natureza; já o Direito Positivo é o direito adquirido mediante formatação científica, ou em outras palavras, o direito que vem depois do direito natural. Como sugestão de leitura, leia Miguel Reale e Tércio Júnior.
Olá! amigo Eduardo Michel,vamos estabelecer um paralelo sobre este assunto, que de certo modo,ainda é dúvida para muitos.Pois bem,o Direito Natural é independente da vontade do homem,desta feita,este é o Direito que emana da própria natureza,rege naturalmente a conduta humana.Por conseguinte,Direito Positivo é o direito escrito,consubstanciado em leis,decretos e,decisões judiciárias,sendo assim,sua obra é essencialmente humana.Vale ressaltar,que o direito positivo divide-se em público e privado.