RENATO TOLLER BRAY Segunda, 05 de setembro de 2005, 23h19min

    Há basicamente dois tipos de métodos (sistemas metódicos)para alcançarmos o conhecimento.

    método indutivo ou empírico. é o método das ciências naturais ou experimentais. A sociologia usa também este método. A teoria dos sistemas de Parsons, por exemplo, usa o método empírico funcionalista para fazer um estudo empírico da sociedade. De acordo com este método, parte-se da realidade concreta para extrair uma idéia geral (teoria).

    método dedutiva. Parte-se de uma idéia geral (teoria) para uma situação fática-concreta-empírica. A filosofia trabalha muito com este método. A metafísica, por exemplo.