ana paula pires gomes Quinta, 20 de outubro de 2005, 11h12min

    eu preciso saber uma diferença e uma semelhança entre o direito ingle e o americano.

    ?

    Ricardo Luiz Alves Quinta, 13 de abril de 2006, 1h52min

    Cara Ana,
    No meu modo de ver, a principal semelhança entre ambos é serem direitos casuísticos alicerçados no costume e na jurisprudencia consolidada(= precedentes).
    A sua desemelhança mais importante está justamente no fato de que o Direito dos EUA, desde a sua origem, sempre foi mais "permeável" à lei positivada, tal como conhecemos nós no nosso ordenamento jurídico "tupiniquim". No Reino Unido, ao contrário, a lei positivada, ocupa um lugar menos importante frente ao costuem stricto sensu e às decisões judicais.
    (a)Ricardo L. Alves