bruna Quinta, 19 de outubro de 2006, 11h23min

    olha só eu fiz essa resposta, mas nao sei bem se está no parâmetro exigido pelo professor, meu professor também fez essa pergunta na minha classe também sou aluna do primeiro semestre de direto. Gostaria de uma opinião, pois ele irá ler a questão.

    ai a resposta:

    1. Estabeleça uma diferença e uma semelhança entre o Direito Inglês e o Direito Norte Americano.
    A Common Law é um sistema de direito elaborado na Inglaterra que alcançou os direito de países de língua inglesa, entre eles os Estados Unidos. É um sistema marcado pela história, que encontrou seu ápice no direito inglês, de forma exclusiva até o século XVIII.
    Diferentemente do que se imagina, o direito inglês não é consuetudinário, sendo o costume uma fonte terciária de direito, porém de muita importância. A Magna Carta foi a primeira e única Constituição da Inglaterra, assinada pelo rei João em 1215, onde diminuía os poderes da coroa.
    Apesar de ser colônia inglesa, os Estados Unidos relutaram em aceitar a implantação da common law, sendo aderida aos poucos pelos estados.
    Encontra-se entre o direito inglês e o direito americano semelhanças e diferenças, uma grande diferença entre esses dois modelos, é o fato de que a Inglaterra é uma Monarquia, onde a rainha é chefe do executivo, atua no legislativo e é chefe do judiciário, entre outros, sendo assessorada por ministros, é um regime parlamentarista. Já os EUA, são uma Republica, e possui um regime presidencialista, adotando sistema eleitoral para nomear seus representantes, sendo um Estado Federal, onde se concilia interesses nacional e particular do Estado, contrariando ainda mais ao Estado inglês que ignora esta noção de direito.
    Uma semelhança notada entre os EUA e a Inglaterra está no costume que atua de forma a ajudar a jurisprudência a atuar em casos concretos, usando-se a regra do precedente e a regra do stare decisis, vale lembrar que o costume não é aqui a principal fonte desses direitos mais sim um complemento à aplicação da lei.

    Obrigada!!