tava querendo fazer um trabalho, mais uma pesquisa pessoal, desligado de qualquer obrigação acadêmica, sobre o desenvolvimento histórico e filosófico do direito, analisado através de obras exclusivamente literárias!

explicando: em um livro como "crime e castigo", por exemplo, com a prisão de raskolnikov é possível se observar traços das instituiçõs jurídicas da rússia à época de dostoiévski, dos métodos de investigação, tipos de penas, provas necessárias para se incriminar alguém... ao mesmo tempo dá pra fazer um debate ligado a filosofia do direito com base em sua idéia de "ordinários e extraordinários", se algumas pessoas teriam o direito de matar, de cometer determinados crimes... analogias com a noção maquiavélica de que os fins justificam os meios...

pretendo aprofundar isso em uma série de livros e queria saber se podiam me indicar alguns?!! preciso também de autores de direito mesmo que já tenham feito algo parecido, ou que ao menos abordem traços da ciência jurídica observados em obras de artes...

obrigado pela atenção. abraços!!

Respostas

    ?

    Gustavo F.Grizzuti Quarta, 29 de novembro de 2006, 20h13min

    ola
    Ronald Dworkin escreve muito bem sobe a interpretação jurídica e a compara com a narração literária . Tenho um artigo "A Função social da Linguagem Juridica Através do Tempo" na Revista Espéculo procura em google e acharas a revista, está no último número.
    Cordialmente