Amadeu Memolo Quinta, 14 de setembro de 2000, 3h04min

    Prezada Bia,

    Estou convencido de que você não deve ficar preocupada com o futuro. A inteligência humana é quem cria as máquinas e, felizmente, isto vem acontecendo ao longo dos séculos!
    O receio que se tem do futuro é natural e tão antigo quanto as primeiras civilizações de que se tem notícia.
    Entretanto, analise os avanços tecnológicos na Medicina. Veja quantas "máquinas" fantásticas, hoje, ajudam o médico a resolver melhor os problemas de seus pacientes. Quantas vidas já não foram salvas porque essas máquinas maravilhosas abreviaram decisões, evitaram enganos (errar é humano!) e desvendaram diagnósticos conflitantes.
    Os avanços na bioquímica, na genética, na astronomia etc são um estímulo às nossas esperanças de um mundo melhor.
    No fundo, acho que deveríamos ter receio não do que a máquina possa fazer mas sim do que o ser humano será capaz de fazer com ela! Lamentavelmente, a História registra alguns maus exemplos mas isto não significa que a humanidade deva ser penalisada com a obscuridade científica. É fácil de se perceber que uma máquina possa determinar um tipo de multa, desde que corretamente programada e informada. O mesmo aconteceria com alguns tipos penais previstos no Código Penal ou até no Civil. Só que a máquina não irá além de dar uma "mão" aos operadores do direito, aos juízes e aos promotores. A própria Polícia Científica, no mundo todo, tem sido extremamente beneficiada em sua missão com o auxílio de máquinas incríveis. Muitos crimes têm sido solucionados com a ajuda delas e, acredite, muitos suspeitos foram inocentados graças aos enormes progressos alcançados pela moderna técnica investigativa onde essas máquinas ocupam lugar de destaque. Tente, por alguns minutos, imaginar o mundo sem os avanços da informática! Se eu tivesse que temer alguma coisa, no futuro já tão próximo, eu temeria o homem não a sua máquina! Seja destemida e veja a máquina como uma grande aliada. O segredo, seja qual for a profissão, é saber usa-la para o bem. Só isso! Um abraço e feliz futuro p'ra você e suas máquinas preferidas.