Julgamento On-Line.

Há 25 anos ·
Link

Será que no futuro os julgamentos poderão ser efetuados via internet, sem que o(s) juiz(s) não precise(s) sair de sua casa para julgar casos, como de criminosos de alta peliculosidade? E o Juri? poderá dar seu parecer virtualmente em alguma espécie de video-conferência?

1 Resposta
Danilo Andreato
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Prezada Bia,

Com o advento da Internet, muitos atos praticados pelo homem na vida real (vamos chamá-la assim) foram, então, possibilitadas para ocorrerem no mundo virtual, ou seja, na Internet. Com isso, quando falamos que vamos ao banco verificar nossa conta corrente, temos a opção de estarmos lá pessoalmente, indo ao imóvel em que se situa o referido estabelecimento bancário, ou, simplesmente, podemos nós, "imóveis", sentados frente a uma máquina, visitar a agência bancária pela rede mundial de computadores obtendo, da mesma forma, o extrato bancário, por exemplo.

Ora, o processo acima descrito veio a facilitar o mundo em que vivemos, em que o tempo é artigo cada vez mais escasso, tornando-se, via de conseqüência, muito caro. Logo, podemos dizer - não analisando diversos outros aspectos - que a Internet veio para contribuir com o nosso dia-a-dia, maximizando o nosso tempo.

Todavia, quando buscamos integrar o aparato tecnológico às nossas atividades, no caso, a jurídica, essa integração deve ser, logicamente, para melhorar o que antes havia. Quando cogitam a possibilidade de depoimento via Internet, creio que muito se perderá, pois, por mais avançado que seja o equipamento multimídia utilizado (caixas de som, câmera de videoconferência, etc.), dificilmente se equiparará ao que é um homem (ser humano) diante de outro, podendo, dessa forma, perceber as sensações despertadas por um e/ou por outro. Por algumas dificuldades e situações que a vida nos impõe, poderá ser, inclusive, que em determinados casos, o depoimento pela Net seja a solução para aquela citada situação. Por outras palavras, seria uma exceção, não uma regra.

No tocante ao Júri, o insuperável jurista Ruy Barbosa afirmava: "Quando o Tribunal Popular cair, é a parede mestra da Justiça que ruirá". Se algum dia fosse o Júri realizado por meio de videoconferência, decerto, estaria sendo ele atingido pelo aríete da iniqüidade. O Júri é VIDA, e vida não é virtualidade, é REALIDADE!

Saudações jurídicas de um amante do Tribunal Popular,

Danilo Andreato

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos