emprestimos consignados INSS

Há 16 anos ·
Link

Sou aposentado por tempo de contribuição tipo (42), me chamo José Luiz Alves Conceição, e acredito que como muitos outros aposentados e pensionistas do INSS, fiz empréstimos, cinco estão ativos, porém agora por motivo de doença, desejo quitar todos os débitos. Até ai tudo certo... entrei em contado com as instituições financeiras, e todas responderam a mesma coisa, que a instituiçao nao trabalha com a quitação total do débito..." fiquei perplexo com isso", mesmo assim continuei insistindo, ai hoje com muito custo depois de muitas cortadas na comunicação, consegui no máximo a amortização dos juros de uma das financeiras, porém, disse que não há representante da instituiçao aqui em Passo Fundo, cidade onde resido, e me passou um endereço ma cidade de Caxias do Sul, também RS. Assim sendo, gostaria de saber se eu aposentado, tenho direito de solicitar uma CÓPIA DOS CONTRATOS ATIVOS, SE TENHO DIREITO A QUITAÇÃO TOTAL DOS VALORES COM AMORTIZAÇAO DOS JUROS E DESCONTO. AS INSTITUIÇÕES SÃO: BANCO BMC 394(hoje bradesco promotora), BANCO GE CAPITAL 233, QUE NÃO HÁ MAIS REPRESENTANTE NA CIDADE, BANCO VOTORANTIM 655 QUE ME MANDARAM IR PARA CAXIAS DO SUL, E O BANCO BMG 318. Por favor solicito informações a respeito, ou onde procuro auxilio para resolver isso, que por incrivel que pareça até para receber tem burocracia. Nada mais de momento, certo de que em breve terei retorno, agradeço.

3 Respostas
Denis2
Há 16 anos ·
Link

Sr. Luiz As financeiras são obrigados a receber o pagamento antecipado, bem como descontar da dívida todo o juro futuro que seria pago caso o contrato fosse liquidado normalmente. Também é direito seu receber cópia dos contratos. Se me permite ainda, um conselho. caso necessite fazer novos empréstimos procure bancos e não financeiras. Em sua cidade certamente existem Banco do Brasil, CEF e Banrisul. Assim se houver qualquer problema com seu empréstimo o sr. sabe com quem falou e onde localizar tal pessoa. Há muitas financeiras fazerndo empréstimos em hotéis, onde vem a cada quinze dias, ou até mesmo dentro de Kombis. Fuja delas.

Denis2
Há 16 anos ·
Link

Perdão: onde lê-se Sr. Luiz leia-se Sr. José Luiz

xavante
Há 16 anos ·
Link

O Denis2 tem razão. As financeiras têm a obrigação de receber o pagamento antecipado, bem como descontar da dívida todo o juro futuro que seria pago caso o contrato fosse liquidado normalmente.

Uma sugestão é registrar reclamação junto ao Banco Central do Brasil: www.bcb.gov.br. Procura no menu à esquerda "serviços ao cidadão", depois "Atendimento ao Público", depois "Reclamações sobre bancos, consórcios, cooperativas" e depois "registre sua demanda." É um pouco chato pois pedem muitos dados, porém muitas vezes consegui resolver problemas a partir do registro da reclamação, e é importante que o Banco Central fique sabendo que ainda se pratica este tipo de situação.

Se não surtir efeito, vais ter que resolver judicialmente. É possível entrar no Juizado Especial Cível (“pequenas causas”).

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos