O Mercosul vive um momento de desafio e grande preocupação, não só entre seus países componentes, mas principalmente de confiabilidade dos outros blocos econômicos. A cada dia o Mercosul parece tomar novos rumos, longe de seus propósitos iniciais, onde cada país componente luta com seus problemas de instabilidade interna, não só político, mas principalmente econômico.Alguns entendem que o que existe na realidade até agora é um Tratado de intenções,com fins meramente econômicos, e mesmo assim, com grandes dificuldades de avanço, exemplo disso é o ultimo plano de estabilidade adotado pela Argentina. A verdade é que estamos longe do entendimento do que realmente possa a vir a ser o Mercosul, pois é necessário antes de tudo, além da estabilidade interna de seus componentes, um mínimo de igualdade entre os mesmos, para que assim possam competir entre sí e desenvolver com igualdade um verdadeiro bloco capaz de criar desenvolvimento e não dependência de um para o outro. Dentro desta expectativa, estou a desenvolver o meu trabalho de conclusão, tendo como ponto principal a solução de conflitos no Mercosul.Para tanto, deixo esta mensagem no sentido de buscar um maior intercâmbio entre todos aqueles que estiverem interessados no assunto, principalmente de trabalhos já desenvolvidos e bibliografia.

Respostas

    ?

    Dr. M. Marcos Vera Sexta, 08 de setembro de 2000, 13h03min

    Desde el Tribunal Internacional de Conciliacion y Arbitraje del MERCOSUR (TICAMER) trabajamos activamente para desarrollar el Arbitraje en el MERCOSUR . Estamos a su disposicion. Favor visitar www.inter-mediacion.com. http://216.247.11.190/mercosur - www.forumlibre.com.ar

    ?

    claudio henrique de oliveira Sábado, 01 de novembro de 2003, 9h32min

    recomento que analise o Protocolo de Ouro Preto e de Brasília.
    Quanto a literaturas:
    Baptista, Luiz Olavo, Sampaio, Martim de Almeida. Mercosul - a estratégia legal dos negócios. 2 ed. São Paulo. Editora Maltase, ano 1994.
    Baptista, Luiz Olavo. O Mercosul, susas instituições e ordenamento jurídico. São Paulo Ltr, 1998.
    Lambert, Jean-Marie. Curso de Direito Internacional Público: O mercosul em questão. Goiânia. Editora Kelps, 2002.