Além da pensão a mãe pode solicitar o pagamento de escola, uniforme, médico?
No site G1 um advogado estava respondendo sobre pensão alimenticia e respondeu o seguinte a essa pergunta:
- Além da pensão alimentícia, a mãe pode solicitar o pagamento de outras despesas, como escola, uniforme, transporte, passeios, convênio médico?
R= Segundo Pedro Lessa, escola, uniforme, transporte, passeios e convênio médico fazem parte do pagamento da pensão alimentícia. “Pensão não é só o dinheiro, é tudo o que o alimentante paga para ajudar no sustento e na criação dos filhos”, afirma. Assim, além de uma quantia em dinheiro, a mãe pode solicitar que o pai pague outras despesas.
Gostaria de saber se realmente no pedido de pensão pode-se pedir ao Juiz um valor para cubrir tais despesas feitas na pergunta acima. E se a despesa do aluguel da casa onde ele morava com as filhas e a esposa e ao sair ficou com a esposa e as filhas fica por conta dele também, sabendo que a esposa não trabalha e as filhas tem 7, 9 e 12 anos.
Para ver a entrevista completa veja no seguinte endereço:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL476634-5598,00.html
Obrigado
É isso msm.
A pensão "alimentícia" não se destina apenas a custear o "feijao-com-arroz". O valor fixado, a título de pensão alimentícia, na ação de Alimentos, já leva em conta TODAS AS DESPESAS do menor, como vestuário, educação, lazer, moradia etc.
Na verdade, não é o pai que deve custear TODAS AS DESPESAS, de forma que a mãe pode se dar o luxo de não trabalhar. Na verdade, a pensão alimentícia paga pelo pai corresponde, pelo menos no plano teórico, a 50% das despesas TOTAL da criança, sendo que os outros 50% deve ser custeado pela MÃE.
Tá.
Já sei o que tá pensando: "Mas o valor da pensão não daria para custear isso td..."
Eu sei disso.
60% da população brasileira vive esse mesmo dilema. Ou vc acha que o salário-mínimo custeia tudo?