O pai de meu filho quer reduzir o valor da pensão alimentícia, ele é funcionário concursado da Caixa Econômica Federa, mora com os pais e não tem outros filhos. Ele me disse que está entrando com um processo de revisão de alimentos pois, a porcentagem descontada em folha de pagamento dele e transferido diretamente para a poupança de meu filho compromete demais a renda dele. Disse também que usará como justificativa eu ter me casado há cerca de 20 dias.

Eu não acho justo, o valor da pensão que meu filho recebe, mal dá pra as despesas de escola, vestuário e alimentação, sem contar com despesas médicas.

Quais são as chances dele conseguir essa redução de valor? A pensão está fixada em 1/3 dos rendimentos liquidos dele.

Muito obrigada!

Respostas

    J

    Julianna Caroline Segunda, 10 de setembro de 2012, 15h49min

    Isabella

    Se ele ainda não pagou, vc já pode executar o valor em atraso.
    Quanto a diminuição, o nascimento de outro filho pode não ser aceito pelos juizes como fato que dê razão a diminuição.
    Muitos juízes não aceitam, mas ainda há os que aceitam, então, depende da interpretação deles.
    Boa sorte**

    Silvia Alves

    Silvia Alves Terça, 24 de maio de 2016, 15h49min

    o pai dos meus filhos pediu revisional mas ele continua com o mesmo padrao, no entanto desde a sentenca elle nunca quiz pagar. ele pode argumentar isso?

    R

    Rafael F Solano Terça, 24 de maio de 2016, 17h21min

    Se ele nunca pagou, a pesar da sentença fixando a pensão, por que vc não executou a cobrança?

    O que a justiça fixou formou uma divida que ele terá de pagar mesmo que venha a conseguir a redução.

    Mesmo que ele continue a ganhar o mesmo valor, ele poderá apresentar elementos que comprovem a renda comprometida, o juiz irá avaliar se tais elementos justificam ou não a redução.

    Miriam Pereira da Silva

    Miriam Pereira da Silva Terça, 08 de novembro de 2016, 10h39min

    meu marido tem 2 filhas do primeiro casamento estar preso por n ter pago a pensao ele asinou um acordo q ele desempregado iria pagar mais do q trabalhando e agora tem uma filha comigo e n trabalha de carteira asinada o juiz determinou 45 dias e agora como faço para tentar diminuir o valor da pensao

    R

    Rafael F Solano Terça, 08 de novembro de 2016, 15h20min

    Ele deveria ter pedido revisão da pensão ANTES de se endividar, agora não tem como reduzir o que ele já deve, ele terá de pagar.

    ELE é quem deve buscar a justiça para pedir redução, mas não será o fato de ter outro filho que irá dar condições para a redução, mas o fato da renda dele ter se reduzido, pois ele não pode tirar dos filhos que já tinha de alimentar para alimentar o novo filho que ele decidiu fazer, seria o mesmo que repassar a 2 inocentes o ônus de sua irresponsabilidade ao fazer mais filhos já que ele não consegue alimentar 2 já existente!!!

    G

    Grazy Segunda, 28 de novembro de 2016, 11h14min

    Bom dia! O pai da minha filha trabalhava no exercito e pagava a pensa de 350,00 referente a 16% dos rendimentos líquidos, saiu de la e estava pagando 150,00. E por conta própria tem mês que paga 110,00, já fui no fórum para pedir revisão de pensão mas eles não aceitaram os comprovantes de gastos, nem se quer encaminharam para o juiz. so olharam e falaram que não servia. A P.A era paga todo dia 02, ele começou a pagar dia 10, depois passou a depositar no dia que quer e esse mês ainda não depositou. Com quantos dias posso pedir a excussão de P.A
    E quando preciso que ele me ajude com algo mais ele diz que nao tem obrigação, ele nao olha nem na cara da propria filha, passa por ela e vira a cara.