Casal brasileiro realizou casamento no Paraguai em 24/01/1995. No Certificado de Matrimonio só consta o nome do casal e o nº de seus RGs. Nada consta sobre Regime de Casamento. Poucos meses depois do casamento o casal retornou para o Brasil mas não registrou o casamento no Consulado. Tiveram um filho no Brasil. No final do ano de 2005 o marido abandonou o lar e foi viver com outra mulher em outro Estado. Pergunto: existe alguma maneira de efetivar juridicamente a separação do casal aqui no Brasil ou ela terá que resolver tudo no Consulado?

Respostas

    ?

    paula Terça, 21 de março de 2006, 15h14min

    Pode realizar o reconhecimento do casamento e divorcio no Brasil, já que moram aqui. O regime de bens obedece o primeiro domicílio do casal (está na Lei de introdução ao Código Civil).

    J

    Joana Cruz de Almeida Segunda, 13 de abril de 2009, 19h57min

    Eu e meu noivo somos brasileiros,gostaríamos de casar no Paraguai,o que precisa qto tempo antes tem que ser dada a entrada nos papéis,quais documentos são necessários e qto custa em média.??

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    J

    Joana Cruz de Almeida Quarta, 15 de abril de 2009, 11h53min

    Gostaria de receber mais informações.

    Grata

    L

    Luis Sábado, 16 de maio de 2009, 16h14min

    Eu e minha noiva somos brasileiros, gostaríamos de casar no Paraguai, o que precisa e quanto tempo antes tem que ser dada a entrada nos papéis, quais documentos são necessários e quanto custa em média.?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    J

    juliag Quinta, 15 de setembro de 2011, 12h09min

    Gostaría de saber tudo oq e preciso para casar no Paraguai,o que precisa qto tempo antes tem que ser dada a entrada nos papéis,quais documentos são necessários e qto custa em média.

    L

    LALINHA 4 Quinta, 15 de setembro de 2011, 12h15min

    Mara como eles nao registraram o casamento aqui no brasil para as leis brasileiras eles sao considerados solteiros.

    Safira Menezes

    Safira Menezes Terça, 14 de outubro de 2014, 21h15min

    gostaria de me casar no Paraguai, mas não sei como,por favor alguém pode me informar como agir?
    qto tempo tem que dar entrada nos papeis?

    C

    clayton Sexta, 07 de agosto de 2015, 21h42min Editado

    casei na argentina,, muito bom,,, precisava só da certidão [...]

    Mariah Pereira Lee

    Mariah Pereira Lee Domingo, 24 de janeiro de 2016, 13h10min

    Meu noivo e Chinês, está ilegal no Brasil, queremos casar, ainda na conseguimos, me falaram que podemos casar no Paraguai e legalizar no Brasil,quero saber se isto e verdade?
    Grato!
    Mariah

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 25 de janeiro de 2016, 6h56min

    Bom dia Mariah,

    Infelizmente para o estrangeiro casar no Brasil, os cartórios exigem que esteja em situação regular. Mas caso queira casar-se no Paraguai, pelo seu relato, não existe impedimento, apenas deverá verificar as exigências junto ao cartório paraguaio sobre as documentações exigidas para casamento de estrangeiros naquele país. Após a celebração do casamento, você deverá ir até o consulado brasileiro no Paraguai, para legalizar o seu casamento,quando emitirão uma certidão de casamento consular e quando chegar ao Brasil, deverá fazer a transcrição desta certidão de casamento no cartório de registro civil da cidade onde reside aqui no Brasil, e só a partir deste momento que o seu casamento terá validade plena aqui no Brasil.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    A

    Araujo Quinta, 28 de janeiro de 2016, 8h14min

    Pessoal eu moro aqui na fronteira, caso queiram alguma informação estou a disposição. Inclusive conheço a juiza de paz la da cidade.

    Mariah Pereira Lee

    Mariah Pereira Lee Terça, 23 de fevereiro de 2016, 10h43min

    Araujo, preciso de ajuda sim! VC e Advogado?? estamo indo ao Paraguay no proximo Domingo, ficaremos por 5 dias, e possivel casar com qntos dias??

    Marta Gonçalves Domingues

    Marta Gonçalves Domingues Quarta, 23 de março de 2016, 22h18min

    ARAUJO PRECIZAVA SABER QUAIS DOCUMENTOS PRECIZA PRA CAZAR NO PARAGUAI E QUANTO CUSTA E SE VALE A CERTIDAO NO BRAZIL

    H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 25 de março de 2016, 9h23min

    So para efeitos de orientação, caso o casamento seja feito no Paraguay e que envolva um brasileiro, deverá registrar este casamento consulado brasileiro mais próximo, quando emitirão a certidão de casamento consular e quando chegar ao Brasil, efetuar a transcrição desta certidão de casamento consular no cartório de registro civil da cidade onde reside aqui no Brasil, só a partir deste momento que a certidão de terá efeitos no Brasil.
    Obs: só pode requerer a legalização no casamento no consulado brasileiro a parte brasileira.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    Anderson Derson Silva

    Anderson Derson Silva Sexta, 01 de julho de 2016, 13h17min

    Olá, minha noiva é Paraguaya, como faremos para casar aqui no Brasil?
    Séria mais fácil casar no Paraguay e depois validar aqui no Brasil??

    H

    honorio vieira Suspenso Terça, 05 de julho de 2016, 8h46min

    Bom dia Anderson,

    Caso ela esteja em situação irregular, dificilmente os cartórios irão celebrar o casamento. O que sugiro, que ela requeira o visto temporário pelo acordo imigratório do Mercosul, e depois quando estiver legal, poder casar-se.
    Atenciosamente,
    Honorio - [email protected]