E

    eldo luis andrade Domingo, 25 de julho de 2010, 10h02min

    Não há nada que impeça na lei. Mas não é conveniente.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Domingo, 25 de julho de 2010, 11h36min

    Eu já advoguei muitas vezes, com sucesso, em causa própria e já advoguei para minha esposa e minha filha mais de uma vez.

    Depende de conseguir isenção e controle das emoções.

    Por exemplo, na esfera do Direito da Família ou das Sucessões, certamente, faltaria a indispensável isenção de ânimos. Já na esfera do Direito Civel, provavelmente, poucos teriam tanto conhecimento de causa e saberiam onde e quando transigir do que o próprio ou alguém tão próximo (inclusive para aconselhar).

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Domingo, 25 de julho de 2010, 11h46min

    Não só pode, como deve.

    Meu Deus! O advogado é PARCIAL, diferente do juiz, promotor etc.

    Não sei de onde surge essa confusão...

    Z

    ZGA/RJ Segunda, 26 de julho de 2010, 0h37min

    É claro que advogado pode defender parentes. Basta que ambos estejam de acordo. Pois este, é um cliente como qualquer outro. O que não pode e não deve, é haver conflitos de interesses. Juridicamente falando, não vejo nada de errado aí.
    Um grande abraço, e conte comigo, sempre .... Zenaide/RJ.

    E

    eldo luis andrade Segunda, 26 de julho de 2010, 7h13min

    Juridicamente nada impede. Afinal o advogado não tem poder nenhum de decidir a causa como um juiz. Este é que é impedido de atuar quando parentes são parte. Então o único poder que o advogado pode ter é o do convencimento racional do juiz. Não acho conveniente pelo fato de questões de família serem muito delicadas. Se o advogado perder a causa como ficará o relacionamento com a família? Mas isto é risco a ser assumido por cada um. Não se pode impedir a atuação do advogado sobre tal pretexto.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Segunda, 26 de julho de 2010, 10h57min

    Eldo,

    divergi de sua posição anterior no campo do Direito, ressaltando que há áreas em que pode faltar isenção de ânimos para atuar, notadamente em Família e Sucessões.

    Até mesmo na área Penal pode haver fatores que contraindiquem essa atuação.

    E

    ELIAS GOMES B. SILVA Imperatriz/MA Segunda, 26 de julho de 2010, 11h05min

    Já advoguei muito, para meu pai, mãe, irmãos, tios, primos..

    O ruim de advogar para parente, é que ele não querem pagar, rs.. (como se fossemos D.Público)

    No mais nada impede..

    Z

    ZGA/RJ Segunda, 01 de novembro de 2010, 2h47min

    Sempre terei prazer em poder ajudar, principalmente a minha família.
    Quanto ao pagamento dos honorários, para que não haja desconfianças, bastam que façam um contrato antes de se iniciar qualquer atividade legal.

    É o meu parecer.

    P

    Paulo Fonseca,adv Segunda, 01 de novembro de 2010, 12h14min

    A minha esposa agradece o fato de ter um marido Advogado pro bono.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 02 de novembro de 2010, 0h33min

    Quem pode mais, pode menos.

    R

    Renato Mainardi Quinta, 04 de novembro de 2010, 12h27min

    Parente é o primeiro cliente do advogado !

    O importante é você ter familia que gosta de processos

    isto gera sempre muito trabalho ao advogado

    G

    GROTÉCNICO Quinta, 04 de novembro de 2010, 12h27min

    SIM PODE. Mas não recomendo.

    R

    Rodrigo Martins ... [email protected] Domingo, 14 de novembro de 2010, 19h19min

    Rapaz, parente quero distância, se você ganha é porque foi sua obrigação e se perde é porque se trata de um incompetente, fora que lhe jogam na cara o resto de sua vida!

    Siga sua consciência. Eu uso sempre da recomendação e digo que não trabalho naquela área.

    Z

    ZGA/RJ Quarta, 05 de janeiro de 2011, 1h21min

    A solidariedade se inicia em casa.

    Quem não vive para servir, não serve para viver. É o dito popular, mas sou adépta até morrer!

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 05 de janeiro de 2011, 12h07min

    Parente na minha visão lato sensu é todo ser humano que conheço pessoalmente. Cliente é todo ser humano que conheço pessoalmente ou não, desde que assine o legitimo e obrigatorio contrato de honorários, cliente/advogado.

    L

    lucilene Sexta, 09 de dezembro de 2016, 23h44min

    Precisamos de mais competência, e não mais picaretas....
    Examse são no mínimo uma reciclagem aos q empurram com a barriga na faculdade e depois só fazem merda no mercado. Vc q já precisou ou precisará de um BOM ADVOGADO deve pensar bem nisso, ou sua causa vai pro lixo

    D

    Desconhecido Sábado, 10 de dezembro de 2016, 5h57min

    ????sério? ???