Gostaria de saber as opniões dos militantes das letras jurídicas acerca do caso Pinochet, cabe a outros países o julgamento deste ex ditador? A soberania do Chile é violada se eventualmente ele for condenado por tribunais internacionais? Fico muito grato a quem me responder sobre este relevante tema que indubitavelmente se faz erigir como divisor de opniões no mundo inteiro.

Respostas

    ?

    Rodrigo Siqueira Cavalcante Segunda, 09 de novembro de 1998, 0h46min

    Prezado Ricardo,

    Todo esse empenho da Espanha em punir o Senador Vitalício, Augusto Pinochet, não é em vão, muito menos à margem da lei. É essa uma tendência mundial em virtude da extraterritorialidade da lei penal e do princípio da justiça universal, ambos consagrados com o fim da segunda guerra mundial.

    Lógico que em disputa entra não só argumentos de cunho jurídico, mas também de cunho moral e político. A tese defendida pelo Chile, além da imunidade diplomática( absurdo ) é de que a Espanha não teria legitimidade moral para requerer a extradição, nem a punição pela prática de tortura, já que o seu Estado defendeu e utilizou-se dessa prática vil durante o período Franco.

    É evidente que essas alegações não fazem sentido. A Espanha, assim como o Brasil, ou qualquer outro país signatário desses tratados universais de combate ao crime, possuem ampla autonomia para julgar e punir esses criminosos.

    Quanto à imunidade diplomática, essa não pode ser reconhecida pelas nações, pois, no caso, fica claro a manipulação do Estado para garantir a impunidade. Reduzir-se-ia então a imunidade diplomática a mero instrumento de insegurança coletiva. E o sentimento de impunidade foi tão grande por parte dele que chegou ao menoscabo de ignorar o ódio que carrega e desafiar a justiça nos diversos cantões do planeta.

    Sou do entendimento que a soberania do Chile não será ofendida, sairá inclusive fortalecida, pois a justiça tem esse condão, o de enaltecer os laços democráticos.

    São essas as minhas considerações.

    Atenciosamente,

    Rodrigo Siqueira Cavalcante

    ?

    Kelly Cistrina Quinta, 03 de dezembro de 1998, 15h20min

    olá, Ricardo!

    Sim, cabe a outros países o julgamento do Pinochet. O Chile, o Brasil, a Espanha dentre outros países assinaram um tratado relativo ao assunto.É por este fato que qualquer país que tenha assinado o mesmo tratado pode julgador o ex ditator.

    Para solucionar este problema (julgadores internacionais)surge a questão do Tribunal Internacional. Ele ainda não foi implantado, mas será a melhor forma para assegurar tratados sem ferir a soberania de qualquer país, pois os países que assinam os tratados comprometem-se a respeitar todo o conteúdo normativo presente no instrumento internacional.