J

    Julianna Terça, 03 de agosto de 2010, 16h10min

    na morte do pai, os filhos herdam e n falta desses seus representantes, que são os netos do falecido.

    ?

    CrisFleur Terça, 03 de agosto de 2010, 16h14min

    Desculpe, não entendi.

    J

    Julianna Terça, 03 de agosto de 2010, 16h47min

    *Os netos, na situação em que os avós vierem a falecer depois de falecido o pai que seria o herdeiro direto, terão direito à herança partilhada por estirpe. Ou seja, os netos herdam por representação do pai. A partilha redividirá a parte que caberia ao pai falecido entre os seus filhos. Quando por ocasião do falecimento dos avós não existirem filhos, mas somente netos, estes herdarão por cabeça, ou seja, todos herdarão igualmente porque estarão no mesmo grau de parentesco.
    Ou seja, vc é herdeiro de seu avô/avó

    ?

    CrisFleur Terça, 03 de agosto de 2010, 20h38min

    hum,obrigado pela explicitação. Mas no caso, eu sou filha única, pois os irmãos faleceram. Minha mãe tem idade bastante avançada e tem problemas psíquicos, e minha nora já está exigindo a partilha da herança.

    J

    Julianna Quarta, 04 de agosto de 2010, 10h38min

    sua nora não tem que exigir nada.
    Ela não tem parte nessa herança.
    Vc é herdeira.
    Depois que vc morrer, seu filho vai herdar.
    Se eles são casados em comunhão universal, a sua nora tbm vai usufruir da herança que ele receber, mas não que ela terá uma cota pra receber, só qdo ele morrer e isso são outros 500.
    Nem seu filho pode exigir nada dessa herança, pq ela é apenas sua, e só passará a ser dele qdo vc morrer.
    Enquanto isso não acontece vc pode dispor dela como quiser.
    Boa sorte**

    J

    Julianna Quarta, 04 de agosto de 2010, 10h38min

    sua nora não tem que exigir nada.
    Ela não tem parte nessa herança.
    Vc é herdeira.
    Depois que vc morrer, seu filho vai herdar.
    Se eles são casados em comunhão universal, a sua nora tbm vai usufruir da herança que ele receber, mas não que ela terá uma cota pra receber, só qdo ele morrer e isso são outros 500.
    Nem seu filho pode exigir nada dessa herança, pq ela é apenas sua, e só passará a ser dele qdo vc morrer.
    Enquanto isso não acontece vc pode dispor dela como quiser.
    Boa sorte**

    ?

    CrisFleur Quarta, 04 de agosto de 2010, 10h44min

    Obrigado pela ajuda! Ela exige porque diz que a parte que era do pai dos meus sobrinhos, tbm é deles, mesmo após a morte dele.

    J

    Julianna Quarta, 04 de agosto de 2010, 11h51min

    Ele era seu irmão?
    então, nesse caso os seus netos herdam a parte que seria dele, por representação.
    Se os herdeiros de seu pai (vc e seus irmãos) morreram (só restando vc) e eles deixaram filhos, os filhos representam eles sim, ficando a parte que caberia a eles (seus irmãos) para que os seus sobrinhos recebam.
    por exemplo: se tem 100 mil de herança de seu pai, e ele teve 5 filhos (vc e mais seus irmãos por exemplo) ficaria 20mil pra cada um.
    Se só vc está viva, mas os seus irmãos deixaram filhos, estes filhos receberão a parte que seria do pai deles, entende?
    E ainda, se não deixaram filhos, mas deixaram viúvas casadas em comunhão universal, elas recebem tbm a parte que seria deles, entendeu? é complicada, mas acho que me fiz entender....
    Seus sobrinhos herdam por representação. Representam os herdeiros legais que morreram.
    Abraços**

    J

    Julianna Quarta, 04 de agosto de 2010, 11h55min

    ah, em tempo, sua mãe tbm tem a parte dela nessa história, verifique o regime de bens dela.

    S

    sonia regina gomes Quarta, 04 de agosto de 2010, 12h26min

    bom dia.
    meu pai faleceu e antes mesmo que fizessemos a partilha, minha mae também veio a falecer.
    Por problemas financeiros, até hoje, quase 10 anos pos mortem da minha mae, ainda não tivemos condições de realizar o inventario.
    Meu pai não deixou nada escrito como deveria ser mas sempre falou como seria a partilha. entretanto, alguns irmãos não concordam com o que irão receber em prol dos outros e esses que irão receber melhor parte, não tem como financiar a parte para a conclusão do inventario.
    temos uma irma que mora atualmente na casa onde meu pai e mae moravam e não paga aluguel, o que gera em dois ou tres irmãos, grande descontentamento.

    como posso tentar ajudar?

    J

    Julianna Quarta, 04 de agosto de 2010, 13h44min

    sonia, como seu pai e sua mãe faleceram, tudo será dividido entre os irmãos, em partes iguais, sem que um seja mais beneficiado do que outro.
    Como seu pai não deixou testamento, a vontade dele não vai valer muita coisa.
    Mas primeiro precisam seguir os trâmites legais. Inventariar tudo antes de qualquer coisa.
    Procure um Cartório e começe.
    Abraços**

    ?

    CrisFleur Quarta, 27 de abril de 2011, 10h29min

    Bom, na certidão de casamento consta que eles estão casados pelo regime de separação de bens. Isso influencia na divisão? Desde já, obrigado.

    J

    Julianna Quarta, 27 de abril de 2011, 16h00min

    Não influencia em nada, pois como os dois faleceram, o imóvel é partilhado na sua totalidade em partes iguais a todos os irmãos.
    Abraço**