CONTRIBUIÇÃO INSS RETROATIVA - É POSSÍVEL?

Há 15 anos ·
Link

Uma segurada trabalhou como diariasta no período de nov/1997 a jul/2008, porém não efetuou o recolhimento do INSS. Ela já tem idade para se aposentar por idade. Pergunto: Há possibilidade de recolhimento retroativo de todo esse período? Se sim. Qual o procedimento? Grata

4 Respostas
Luiz C. de Oliveira
Há 15 anos ·
Link

Uma segurada trabalhou como diariasta no período de nov/1997 a jul/2008, porém não efetuou o recolhimento do INSS. Ela já tem idade para se aposentar por idade.

Pergunto: Há possibilidade de recolhimento retroativo de todo esse período? Resposta: SIM!

Se sim. Qual o procedimento? Deve-se requerer no INSS a retroação da data de início de atividade por intermédio de Processo Administrativo e, caso seja deferido, proceder o cálculo dos acréscimos legais.

OBS: Recolhendo esses 10 anos e 8 meses, para aposentar-se por idade essa diarista terá que continuar a contribuir por mais 180 meses. É que as contribuições pagas em atraso não contam como carência para os benefícios previdenciários, contam apenas como tempo de contribuição.

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 15 anos ·
Link

Além do que o custo desses atrasados pode ser astronômico, ainda que sobre 1 salário mínimo.

Simone Borges
Há 15 anos ·
Link

Não efetue qualquer pagamento que não seja em guia gerada pelo próprio INSS.

Simone Borges
Há 15 anos ·
Link

ou melhor...não efetue qualquer RECOLHIMENTO ...

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos