Separação, marido sai de casa e se nega a pagar o aluguel, sendo que eu não tenho condições...
Bom dia!! Sou casada a 1 ano e 9 meses, temos um bebe de 7 meses, moramos de aluguel sendo a minha renda é de 1,300 liquida a renda dele é 6,500 e o aluguel 700 reais. Ele saiu de casa a 1 mes e simplismente depositou 600 reais da pensão alimentici ana minha conta e disse vire-se com o aluguel. O que posso fazer? tenho q sair sem ter pra onde ir? O deposito apenas deu pra pagar a creche q é 700 reais também. Não tenho pra onde ir nem como pagar o aluguel. O que q eu faço...????
Cara Magda,
Tendo em vista seu problema, deixo claro que a Sra. não é a única, pois diariamente são postados vários questionamentos do mesmo gênero para que possam obter orientações. Sendo assim segue abaixo:
Primeira coisa a fazer é regularizar toda essa situação em juizo, pois, esses contratos verbais não é bom negócio para a Sra., então, procure a defensoria pública de sua cidade e peça um advogado (a) gratuíto, tendo em vista que a Sra. tem renda menor que 3 salários mínimos vigentes, portanto, fica despreocupada de custas judiciais.
Segundo passo: peça para o advogado(a) que coloque no processo a pensão alimentícia de 30% do salário líquido dele (+) a mesma pocentagem das férias e 13º salário, assim, a Sra. terá uma segurança jurídica garantida.
Terceiro: ao ir na defensoria, leve o endereço do serviço dele, assim, a citação correrá por lá, e o desconto será na folha de pagamento, não tendo como correr desta responsabilidade.
Concluindo: é só aguardar, que logo tramitará o transito em julgado deste para poder dar tranquilidade em sua vida social.
Espero ter lhe ajudado
Klaus Piacentini
Bom dia Magda!
A pensão alimenticia do seu filho é de 33% dos rendimentos liquidos do pai, sendo assim chega no valor de mais ou menos 1.900 reais. Valor este que somado com o que vc. ganha chega no total de R$ 3.200. Dessa forma o aluguel está garantido. Entre com o processo urgente. Espero ter ajudado. Boa sorte.
Oi, ele não tem contra cheque, ele trabalha e é socio de uma firma . Tenho como provar atraves extratos bancarios e movimentações na conta dele. Ele tem mais uma filha fora do casamento na qual dá pensão de 500 reais, não foi a juizo, ficou de boca num acordo com a mãe dela. A respeito do aluguel eu gostaria de saber se posso ser despejada, ou se o processo de alimentos demora pra eu poder conversar com a dona do imovel e pedir mais um tempo. Ele esta me encurralando, precionando para eu sair...manda eu morar com a minha mãe, alugar uma quitinete, dar o filho pra ele criar e morar de favor...MINHA VIDA VIROU UM INFERNO!!!
O famigerado 33%... Não é regra, gente, parem com isso. se ele deposita R$600,00 ele está contribuindo com metade da despesa da creche, que seria de 350 e tá sobrando aí 250 reais. Bom, não dá pra criar uma criança com 250 reais né? Só as mães pobres conseguem... Bom, o Juiz vai analizar qto é a despesa da criança, e dividi-la, pois tanto o pai qto a mãe tem o dever de arcar com as custas do menor. Acredito que com o salário dele, vc consiga aí por volta de mil reais, se o Juiz for bonzinho e se esse valor que ele ganha for COMPROVADO.e o fato dele ter outra filha, favorece a ele, pois se ele tiver provas que paga como recibos por exemplo... Vc diz q não conseguiria provar o quanto ele ganha? Aí fica difícil, né? Pelo fato de vc trabalhar, esqueça a pensão pra vc, pois tem meios de se sustentar. O valor dos alimentos engloba além da comida, roupa, educação, lazer, saúde, MORADIA... Talvez vc possa pensar em colocá-lo numa "creche" mais barata, não? Essa aí ta mais cara que um colégio particular, pra uma criança de 7 meses!? Minha nossa... certas coisas mudam depois de uma separação, principalmente o padrão de vida. Procurar um imóvel mais "em conta" só pra vc e seu bb... Talvez morar com sua mãe por um tempo seria uma opção pra vc se reerguer financeiramente. Sabemos que o pai deve manter o padrão do filho, mas não é o que acontece, infelizmente..... Faça como já sugerido, ajuize ação de alimentos c antecipação de tutela e regulamentação de guarda. Boa sorte**
PUxa Magda que situacao triste. Se voce tem como provar melhor. A respeito da acao de alimentos, sinto te informar que tudo no judiciario demora. Digo aqui em SP - que o volume de processos é grande. Nao sei qual Estado voce se encontra. Já li e ouvi casos que se resolveram em 3 meses. Terrivel, nao é mesmo? Como a crianca sobrevive a este tempo? Mas se voce tem como provar o quanto ele ganha, abra processo mesmo e encurrale voce a ele - porque ele está pedindo esta situacao. O que ele nao entende é que está prejudicando nao somente a voce, mas a propria filha.
Bom!! Eu não quero pensão pra mim... Qro só saber como vou morar com meu filho, já que o acontecido foi de uma hora pra outra e eu não tenho condições de pagar esse valor de aluguel com o meu salario. Qt a creche, tem outra sim... 950 reais. É o valor de uma creche pra uma criança de 4 meses até 11 meses , a partir de um ano esse valor cai porque também a oferta aumenta. tipo; tem 10 creches q aceitam a partir de um ano e apenas 3 de que acitam bebes de 4 a 11 meses onde eu moro. Creche para bebes são muito mais caras em qquer lugar do Rio de Janeiro. Eu não me importaria de morar num lugar mais barato, só não dá pra fazer isso de uma hora pra outra e sem uma estrutura.
É verdade!! Ainda estou pagando o exoval e despesas médicas da gravidez na qual ele não me ajudou...Mas depois que sair a decisão do Juiz eu vou poder pagar o emprestimo parcelado, imagino mesmo que a pensão seja por volta de uns mil reais. Tenho medo é de ser despejada e ficar na rua ou passar vergonha. Movimentação depositos da conta bancaria dele , e uma certidão com a cópia do contrato da loja comprovando a sociedade não me favorece?
ola, meu marido tem uma pequena empresa,q da um lucru de uns 11 mil por mes,mas tbm ele tem um socio.da pra ele tirar um salario de 2.000 mil.mas ele nao tem como comprovar isso prq é autonomo,se for o caso de pensao ,como faço ,qual meu direito e tenho dois filhos dele.ele poderia pagar o q ele quiser por ele nao poder comprovar renda?
Bom dia Magda,
Tendo em consideração os comentários da nobre colega "Julianna Caroline", devemos observar que neste caso existe as duas correntes de raciocínio, mas a nobre colega citada acima, acredito que não tenha observado que quem esta procurando ajuda é voce e não seu ex., portanto, pede sim o máximo a (%) na ação, assim, voce terá uma margem para negociar, agora se voce chegar no juiz pedindo 1000 reais, logo de cara vai aceitar por ser um mínimo, e esta taxativo no rol de nossa legislação a % e não o valor. Agora, pense naqueles jogadores de futebol que ganham 1 milhão por mês, voce vai pedir 1000 reais de pensão que é o que da para criar seu filho, francamente, isso não é regra, mas sim observância da norma, portanto, peça sim todo seu direito, incluindo férias e 13º salário, mais assist. médica etc ...
Agora, outro caso não observado pelo nobre colega "Julianna Caroline", é que, todo aluguel existe um contrato, e quando se rompe esse contrato existe uma multa, e como foi seu ex que saiu de lá e voce não tem condições de arcar com as despesas sozinha, ele tem sim obrigação de repartir as despesas até que seja finalizado o contrato, pois, voce's contrairam tal contrato juntos, após cumprimento deste, aí sim concordo com a nobre colega que voce deverá procurar outra alternativa.
Referente a creche, voce deverá apresentar três opções, uma com valor elevado, outra com valor intermediário e outra com valor inferior, e estas será discutidas em juizo a melhor possibilidade em audiência. (isso ja ocorreu comigo).
Enfim,
Espero ter lhe ajudado
Klaus Piacentini