CONSTRANGIMENTO
Olá meu nome é Isis Carla ,sou cliente das lojas cem ja comprei vários produtos á vista e parcelado na loja em marília.Infelizmente no ano 2009 estive comprando uma camera digital na loja e uma bicicleta e surgiu um desacerto financeiro na família e meu marido ficou desempregado e ápos isso voltei a loja apos a situação melhorar para acertar a dívida,dei uma entrada e refinanciei o restante em 8 vezes e esta em dia minhas parcelas, ja paguei 4 parcelas e falta 4 parcelas;preste agora muita atenção no que vou relatar:
No dia 23 de julho fui a lojas cem com meu marido e minha amiga BERENICE que tambem é cliente da lojas cem no intuito de quitar as 4 parcelas que restaram á vista e comprar uma estante milão(unica peça do mostrúario)no valor de 348,00,primeiramente antes de concluiir a compra fui negociar com a ROSANGELA que faz e autoriza o crediário e foi aí que me surpreendi com a lojas cem com a frieza de não dar valor em clientes que queiram quitar suas dívidas e continuar comprando na lojas cem,ela me disse que mesmo eu quitando minha dívida jamais poderei voltar a ter credíario nas lojas cem,me disse que so poderei comprar á vista devido a esse desacerto financeiro, e logo em seguida meu esposo perguntou a mulher do crediario se ele poderia então comprar no nome dele,que a resposta dela tambem foi negativa por ele ser marido de uma devedora, mas que assim que se resolveram as coisas na minha família fui renegociar minha dívida.O dinheiro que eu iria quitar minha dívida eu poderia ter comprado a estante á vista,mas a minha preferencia seria quitar a divida e continuar sendo cliente pois sempre gostei das lojas cem e sempre divulguei para amigas por possuir crediario proprio!
Conclusão,não quitei minha dívida,saí muito constrangida da loja achei um absurdo,fiquei decepcionada ,poderia sim ter comprado no cartão,mas na lojas cem não compro nada nem á vista,pois o dinheiro que eu iria quitar á divida eu poderia ter comprado á vista, mas me senti lesada,tenho algum direito de abrir um processo contra a loja? por favor me respondam!!!
Prezada Isis Carla,
Existem entendimentos de que uma loja não pode negar venda a um consumidor em razão de dívidas antigas já quitadas, mas não concordo com ele. O fato é que nenhum lojista é obrigado a dar crédito a ninguém. Portanto, se ele entende que o risco (pelo fato de você já ter ficado, em um passado recente, devendo) é muito grande, ele pode recusar o crédito sim, por isso não aconselho um processo.
Entendo sua indignação, porque dificuldades todos passamos, mas não leve isso como uma ofensa a você ou sua familia. A melhor forma de mostrar sua indignação com a loja é começar a comprar no concorrente. Esse sim é o verdadeiro poder do consumidor e a melhor maneira de mudar práticas inadequadas!
Um abraço,
Bruno Lemos [email protected]
Isis,
Você pode, sim, entrar com uma ação buscando reparação pelos danos que entende ter sofrido. Tudo vai depender da forma como aconteceu e de suas provas.
O que eu quis lhe dizer na resposta anterior é que esta é uma situação complicada. Enquanto existem alguns que entendem que o que a loja fez é ilegal, outros entendem que não fizeram nada de errado, com o que eu, pessoalmente, concordo. Mas no final, a escolha é sua.
Um abraço,
Bruno Lemos [email protected]
Boa orientação, devemos saber que temos deveres e obrigações , é necessários saber se a amiga no momento de sua dificuldade com os pagamentos comunicou ao setor responsável , pos trabalho com loja e consideramos os clientes que estão passando por problemas financeiros e atrasos , após sua quitação ,fazemos nova avaliação de crédito para vendê-lo novamente. Mas temos caso que não é possivel fazer-lo.
OBS: Não aprovamos maus tratos aos clientes com dificuldade financeira e procuramos educadamente informá-los da situação e a regras da empresa.
Tenho quase certeza que nenhuma empresa orienta o funcionário tratar mal ninguém. Acho que você deve reconsiderar o ato impensado do funcionário e talvez prestar uma queixa para o Gerente p/ que essa pessoa não faça mas isso com outra.