MORO NA CASA DO MEU SOGRO

Há 15 anos ·
Link

ola,moro numa casa q construi no quintal do meu sogro,se chegar um dia dele pedir a casaeu teria algum direito?sou casada com o filho dele tenho 2 filhos mas continuo com o filho dele de boa.oq devo fazer?ha moro la ha8 anos.e se um dia chegar o caso di acontecer de me separado meu marido,devosair da casa tenho q ixigir algo dele ou posso pedir pra ele sair. e eu continuar na casa com as crianças,e se eu tiver desempregada.como fic^?

11 Respostas
Lince
Há 15 anos ·
Link

A casa é, e sempre erá do seu sogro.Vc. mora lá na condição de comodatária(emprestimo). Seu sogro pode pedir a casa na hora que ele quiser. Em caso de separação vc. pode ficar na casa só com a anuencia do seu sogro. Enfim, vc. e seu marido não tem como exigir nada do seu sogro.

Espero tenha ajudado. Boa sorte

Alexis
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Concordo com a Lince. A construcao que vc fez na casa do seu sogro entendo que seja uma melhoria para ele proprio. Seria como um inquilino fazer reformas na casa do locatário.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

nossa q injustiça.eu tenho uma amiga q ela mora no quintal do sogro,a sogra sempre pede pra ela sair.dai ela foi procurar uma advogado,e foi determenado q pra ela sair da casa ela vai ter q indenizar a nora do tipo vai ter q pagar o q ela gastou na casa....me responda por favor.

Lince
Há 15 anos ·
Link

Sara... f, desculpe, mas não concordo com vc, haja vista que alguém constroi em terreno de terceiro para morar até quando o proprietário deixar. Caso o proprietário requeira a desocupação do imóvel e a pessoa não sai, é considerada invasora e poderá lhe ser movida uma ação de reintegração de posse. Obs. O que pode ter ocorrido com sua amiga é que foi feito contrato (oral ou por escrito)de comodato por tempo determinado. Assim, se o proprietário requerer o imóvel antes do tempo previsto, deverá pagar a multa ou indenização estipulado no contrato.

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 15 anos ·
Link

Que construção foi essa? quem custeou a construção: ela ou o marido? O dono do terreno autorizou ou ajudou?

Tem as obras ou benfeitorias necessárias, as úteis e até as voluptuárias. Cada qual leva a uma situação/solução distinta.

welington marcelão
Há 15 anos ·
Link

Sara..f Sou atuante na area da familia, Estou na defensoria publica do Estado de São Paulo a 01 ano e 02 mese. Pode ficar tranquila.. em parte.. veja você só não poderá exigir a venda do imóvel, afinal é de seu sogro.. veja em uma possivel separação .. se seu marido concordar e seu sogro não se importar, você poderá ficar na casa.. mas se por ventura eles pedirem para você desoculpa-lo.. ai você terá que sair.. mas por exemplo. se vocês dois gastaram para construir 60.000,00. você tem direito de 30.000,00, seu marido terá que dar sua parte...na separação você também poderá pedir a pensão para seus filhos...

espero te contribuido. welington marcelão

Alexis
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Se e somente se...ela tiver como provar isto...porque na hora do bem bom..ninguem se preocupa com notas...

Joaquim Duarte Duarte Duarte
Há 11 anos ·
Link

Mais se eu não tiver notas para provar eu posso entrar com testemunhas

Joaquim Duarte Duarte Duarte
Há 11 anos ·
Link

Obrigado DOUTOR welingtoneladas Marcelo

Luziane Santos
Há 9 anos ·
Link

Tbm tenho essa dúvida. Pq o pai do meu filho morreu e deixou a casa que ele sozinho construiu. Não sei oque fazer pro meu filho ter direito sobre essa casa

Luziane Santos
Há 9 anos ·
Link

Que está no terreno do seu pai

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos