APOSENTADORIA BICO DE PAPAGAIO
oLA ,SOU FUNCIONARIA PUBLICA(PREOFESSORA) E TENHO BICO DE PAPAGAIO ,GOSTARIA DE SABER SE POSSO PEDIR UM APOSENTADORIA POR INVALIDEZ,POIS DOE DEMAIS MINHA COLUNA VERTEBRAL.
No ano de 1998 eu sofri um acidente de trabalho. Fui atropelado por um ônibus na empresa que eu trabalhava, atingindo o meu joelho direito e a minha coluna lombar/cervical. Passei por cirurgia no joelho e fiquei afastado durante 14 meses na empresa. Voltei a trabalhar ainda com dores em 1999. No mês de fevereiro de 2004, fui dispensado da empresa Piracicabana, mesmo eles sabendo que eu estava com sequelas do acidente. No mês de 01/2014 procurei um ortopedista; Fiz uma ressonância magnética da coluna lombar e nela constou os seguintes resultados: Nódulos de schmol nos platôs vertebrais de L3, L4 e L5. Reações osteofitárias marginais caracterizando espondilose. Discopatias degenerativas em multiplos níveis. Abaulamentos circunferenciais dos discos intervertebrais L2-L3 e L3-L4, com suave impressão na face ventral do saco dural. Abaulamentos discais difusos em L4-L5 e L5-S1 com compressão do saco dural e extensão marginal biforaminal. O meu joelho está com derrame articular e osteoartrose. As dores são irritantes e eu tenho pressão alta, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria. Trabalho desde 01/10/1980 registrado e nesse período de 01/10/1980 a 30/06/1986 eu trabalhei em área insalubre.
No ano de 1998 sofri um acidente de trabalho e fiquei afastado por 14 meses 08/98 à 11/99. Fiz cirurgia no joelho mas fiquei com sequelas...derrame articular e osteoartrose. Em 01/2004 fui dispensado da empresa. Fiz ressonância magnética e nela acusou o derrame e osteoartrose. Não estou recebendo ainda beneficio INSS. Estou com uma causa já ganha, apenas discutindo cálculos. No mês de 01/20014 fiz ressonância da coluna lombar e deu o seguinte resultado: Nódulos de schmorl nos platôs vertebrais de L3, L4 e L5. Espondilose. Discopatias degenerativas em múltiplos níveis. abaulamentos circunferenciais dos discos intervertebrais L2-L3 e L3-L4 com suave impressão na face ventral do saco dural. Abaulamentos discais difusos em L4-L5 e L5-S1 com compressão do saco dural e extensão marginal biforaminal. Gostaria de saber se, pelo tempo que tenho de contribuição e pelo tempo insalubre, e pela doença eu posso solicitar a minha aposentadoria?
Pericia do Inss quem vai decidir, eles dificilmente dao aposentadoria direto vao dar auxilio doenca por um tempo depois prorrogacao talvez reabilitacao ,R2 etc e dai talvez te aposentem , o caminho é longo no meu caso foram 3 anos auxilio doenca e 2 anos em reabilitacao , depois aposentaram tenho 51 anos e varios problemas de coluna e protese quadril isto tudo aposentadoria por invalidez pois temos ,por tempo contribuicao e por idade !!
isso não é motivo para aposentadoria, pois muitos de nos seres mortais, temos o tão famigerado bico de papagaio, eu por exemplo tenho três e já fiz duas cirurgias de coluna, e continuei trabalhando no serviço público e só depois de trinta anos é que consegui minha aposentadoria , mas por tempo de serviço, e bico de papagaio não é doença, incomoda eu sei mas não é bicho de 7 cabeças para pedir aposentadoria.
Esperançoso, não é bem assim, cada caso é um caso...
Aconselho que vc recorra à licença médica. O servidor público consegue isso com certa facilidade, desde que o médico que faz o tratamento forneça um laudo detalhado com cid e, sugira ao perito o tempo que vc precisa de afastamento do trabalho.
Precisa comprovar através de exames radiológicos e outros, tudo com laudo, guarde as provas de que a licença servirá para tratamento médico/fisioterapico. Quando a licença estiver terminando, peça novo laudo e renove a licença. Quando completar um determinado periodo, o perito vai te encaminhar para a junta para decidir se vc precisa ser afastada por invalidez permanente. Agora, procure saber se no teu caso, vc não será aposentada por invalidez pelo INSS, caso isso aconteça, o seu salário será o menor possível. boa sorte.