direito Aposentadoria por invalidez

Há 16 anos ·
Link

meu esposo aposentou-se por invalidez ele é autonomo disseram que ele tem mais um dinheiro para receber, gostaria de saber se é verdade, e se ele tem direito tendo menos de 65 a passagem gratuita nos onibus e.Obrigada

5 Respostas
AndrezaCF
Há 16 anos ·
Link

Nelva, Seu questionamento está confuso.

" meu esposo aposentou-se por invalidez ele é autonomo disseram que ele tem mais um dinheiro para receber, gostaria de saber se é verdade"

Dinheiro referente ao benefício? Ele se aposentou com processo judicial? Há meses em atraso a serem pagos pela Previdência? São necessárias mais informações para que possamos saber do que se trata.

"e se ele tem direito tendo menos de 65 a passagem gratuita nos onibus"

Nesse caso, vc tem que procurar a empresa de transporte coletivo da sua cidade e perguntar quais os requisitos para obter a passagem gratuita.

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

Andreza!

Ele estava em auxílio doença , era motorista autonomo de taxi e pagava inss com carnê.Disseram-me que quando se aposenta por invalidez , o estado tem uma certa quantia que paga a pessoa, ele não tem fundo pra receber, pois trabalhou de carteira assinada há muitos anos atraz.,Por isso ttenho essa duvida .Agradeço se me ajudar

AndrezaCF
Há 16 anos ·
Link

Nelva, quando a pessoa se aposenta, recebe do INSS um documento chamado Certidão para Saque PIS/PASEP/FGTS. Assim, a pessoa se dirige à Caixa Econômica Federal e saca saldo referente a Pis e Fundo de Garantia, se houver. (Pasep é verificado somente no Banco do Brasil e é apenas para servidores públicos).

Além disso, não há outros valores a receber. Não há nenhum pagamento por parte do estado, exceto se a aposentadoria foi ganha em processo judicial com direito a meses atrasados. Aí sim, a pessoa recebe esse montante via alvará da justiça federal.

E para finalizar, quem se aposenta por invalidez não pode mais trabalhar registrado, visto que o INSS poderá revogar o benefício. Quem está doente e não pode trabalhar, não tem justificativa para exercer nova atividade.

J M
Há 16 anos ·
Link

A aposentadoria por invalidez por meio da justiça federal sendo concedida via justiça o inss tem de fazer o cumprimento da justiça federal caso não seja considerado pelo INSS qual a punição para que seja cumprida a senteça do juiz tendo em vista prejuisos para o segurado e sua família por não fazer desde de já muito obrigado.

APARELIMA
Há 15 anos ·
Link

Sou aposentada por invalidez tenho direito apassagm gratuita?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos