Ana Paula Ferraz Quarta, 31 de outubro de 2001, 2h31min

    Prezado Greca:

    A indenização por lucro cessante surge à partir do momento em que lesado deixou de lucrar. É uma privação de ganho do credor, ou seja, o lucro que ele deixou de auferir em relação de descumprimento da obrigação pelo credor, ou por ato ilícito.

    Como exemplo prático, posso citar um acidente de trânsito, onde um taxista está envolvido. Ele não teve culpa no acidente, e ficou com seu veículo parado por um tempo para os concertos nescessários. Neste tempo ele deixou de lucrar trabalhando na praça e ele depende do carro danificado para sobreviver. Cabe então os danos emergentes ( os estragos no atomóvel) cumulados com lucros cesantes ( o que ele razoávelmente deixou de lucrar.

    ?

    Maria barcaro Sexta, 11 de novembro de 2005, 14h32min

    a)Lucro cesante ref. mercaoria não entregue.
    b)Processo coisa julgada. Pedido pensão de alimentos sem o exame de DNA - gostaria de receber jusrisprudencia, para cancelar o processo de coisa julgada.
    obrigada

    Maria