Gloria Regina Vianna Lima Terça, 22 de outubro de 2002, 2h29min

    A exceção de contrato não cumprido, denominada exceptio non adimpleti contractus, está consignada no artigo 1092 docc e 476 do n.cc. Somente se opera em copntrato bilateral que envolva prestações recíprocas entre as partes. Importante ressaltar, que tal exceção só tem lugar quando a lei ou o contrato não dispuzer a quem caiba cumprir em primeiro lugar a prestação. Por isso, nenhum dos contratantes pode exigir o cumprimento da obrigação sem antes cumprir a sua.

    espero ter snado a sua dúvida

    gloria