afastamento por TENDINITE

Há 15 anos ·
Link

Sou merendeira e trabalho para a prefeitura de minha cidade. ha aprox. 2 anos comecei ter umas dores e formigamentos no braço direito e sentindo a perda da força. continuei trabalhando a base de medicamentos para dor e inchaço. em julho do ano passado fiquei gravida e fiquei afastada a pedido medico do trabalho repetitivo que vinha exercendo, mas continuei trabalhando em tarefas que nao exigiam tanto esforço do braço, pois nao podia mais tomar os medicamentos por causa da gestação.

em abril deste ano o bebe nasceu. apos a licença maternidade e a volta ao trabalho, as dores continuaram, agora mais forte do que nunca, estive novamente no medico, fiz fisio e nada. continua doendo, nao posso fazer uso de medicamentos, pois áinda amamento o bebe. Fiz também uma ultrassonografia onde só veio a corfirmar a Tendinide DE DEQUERVAIN. o medico sugeriu a cirurgia, mas ainda nao posso fazer pois o bebe é muito pequeno, entao vamos tentar um afastamento pelo inss, quem sabe ate ele completar um ano, e nao requer tanto o colo da mãe e tambem se alimentando com outros alimentos, necessitará menos do leite materno.

estou com atestado de 15 dias do medico e a carta para entrar pelo INSS.

minha duvida: nunca fiquei afastada pelo inss. com esta doença consigo um afastamento? pelo menos até a cirurgia daqui a 06 meses?

e também, devo abrir uma CAT ? e se a prefeitura me negar a bertura o que fazer?

obrigada.

1 Resposta
Marcos Lino
Há 15 anos ·
Link

Absolutamente, doenças ocupacionais (relacionadas ao trabalho), segundo pesquisas são as que mais afastam funcionários na atualidade. Eu sou exemplo disso, a aproximadamente 1 ano atrás sofri um acidente de moto no trajeto do trabalho, que me desencadeou uma TENDINITE TRAUMÁTICA (inflamação dos tendões devido ao trauma ou impacto), e também necessitei de uma cirurgia de Quervain e estou tratando dos extensores, mas da cirurgia fiquei perfeito. Eu necessitei abrir um CAT pois o meu acidente foi de trajeto, que é caracterizado como acidente de trabalho. Porém no teu caso é um pouco mais complicado, pois îsso deveria ser feito logo após o aparecimento de sintomas e o ínicio do tratamento, mas aconselho você em qualquer eventualidade procurar um apoio jurídico. Mas fique tranqüila na questão de teu afastamento, basta levar teus laudos e exames médicos no dia da perícia e ficará tudo bem. Tenha um excelente tratamento e felicidade na maternidade.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos