FIZ UMA DENUNCIA O MINISTÉRIO DO TRABALHO ESTÁ ME ''ENTREGANDO '' PARA EMPRESA QUE TRABALHO?
POR FAVOR!
Eu não recebi nem pis e nem pasep este ano, coberia a pessoa responsavel e ela disse ter transmitido a rais mas não me deu o recibo.Fui instruida a ir ao Ministerio do trabalho , conversei lá e a pessoa tirou xerox da minha carteira dizendo que o sistema estava fora do ar e iria me ligar para me posicionar .Agora eles ligam para empresa, como a pessoa não sabia que era eu que atendia o telefone ela disse: Quero falar com o contador, ela não estava, eu perguntei se podia adiantar oassunto e ela disse: È sobre a Rais da Marion, foi osultada uma informação e por isso ela não deve receber.Eu disse é comigo que vc está falando , pode falar eu procurei vcs e ficaram de me dar uma posição .A moça ficou super nervosa. Resumindo: Eles estão me ''entregando'' para empresa.Concerteza vão ligar novamente até falar com a contadora.Este procedimento por parte do Ministério do trabalho é correto?. Como devo proceder?
At.
Marion
Marion,
Eu não vejo como uma "entrega" afinal você não foi denunciar a empresa, mas sim se esclarecer de um direito seu e que o fiscal do trabalho deve está apenas querendo ajudar, ligando para o contador para instruí-lo a talvez corrigir, não é não? Não vejo motivo para você ficar nervoso. Converse com o contador ou seu chefe e diga que foi se esclarecer sobre como receber o seu PIS, que é pago pelo Governo e não pela empresa. Daí a necessidade de um esclarecimento ao contador da empresa que é quem deve ter feito a RAIS. Boa Sorte!
Fiz isso por 5 vezes, pedi a Contadora minha Rais, ela não se negou mas também não me entregou.Isto td está registrado em e-mail.Por isso fui ao MTE por não ter tido resposta por parte da empresa e nem do contador.Solicitei recibo da Rais, disse qiue o FGTS não estava sendo recolhido pela empresa, nem INSS pedi um esclarecimento por parte da empresa, como não tive resposta; tomei esta atitude.
Grata
Oi Marion
Se a empresa não está recolhendo o FGTS e o INSS é um claro sinal que está com dificuldades financeiras. Meu melhor conselho é que você já va procurando outro emprego para evitar maiores prejuízos. Já muitas empresas falidas e normalmente os funcionários são os maiores prejudicados, naquele caso típido da justiça brasileira: ganham mas não levam.
Abraços