POSSUO CARTAO DE CREDITO DO ITAUCARD E NÃO CONSIGO EFETUAR O PAGAMENTO TOTAL DA FATURA.ENTREI NO CHEQUE ESPECIAL PARA TENTAR EFETUAR O PAGAMENTO TOTAL, MAS DEVIDO AOS JUROS, ALÉM DE NÃO CONSEGUIR ZERAR O MEU CARTÃO, AINDA PRECISO PAGAR OS JUROS, TAMBÉM DO CHEQUE ESPECIAL. A BOLA DE NEVE CONTINUOU A CRESCER E PRECISEI FAZER UM EMPRESTIMO PESSOAL, VISANDO O PAGAMENTO DO CARTAO E TAMBÉM DO CHEQUE ESPECIAL...O QUE FOI EM VÃO. O ACÚMO DE JUROS, VALE DIZER CARTAÕ 12%, CHEQUE ESPECIAL 8,79% E EMPRESTIMO 5,5% ESTÃO PIORANDO A MINHA SITUAÇÃO. ISO COMEÇO EM DEZEMBRO/2003, COMECEI A TER QUE PAGAR O MÍNIMO DA FATURA.EM ABRIL/04 CONSEGUI PAGAR TODO O CARTAO, MAS PRECISEI ENTRAR NO ESPECIAL E TIRAR O DINHEIRO DA MINH APLICAÇÃO. O PAGAMENTO REFERENTE A ESTE MES, NÃO ME TIROU A DOR DE CABEÇA NO MES SEGUINTE, UMA VEZ QUE TIVE QUE VOLTAR A PAGAR O MINIMO PARA NÃO SAIR DO ESPECIAL. PRECISEI DE 2 EMPORESTIMOS, TIREI TODO O DINHEIRO DA MINHA APLICAÇÃO E AINDA ASSIM, CONTINUO NO CHEQUE ESPECIAL E PAGANDO O MINIMO DA FATURO DO CARTÃO DE CREDITO. DESSE MODO, GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM NA SEQUINTE QUESTÃO: OS JUROS SÃO ABUSIVOS, UMA VEZ QUE NÃO PODEM SER SUPERIORES A 12% AO ANO (O QUE OCORRE NO MEU CASO) ASSIM,QUAL AÇÃO QUE POSSO ENTRAR CONTRA O CARTAO DE CREDITO E O BANCO? PRECISO PROPOR 1 SO AÇÃO ENVOLVENDO OS DOIS ASSUNTOS OU POSSO FAZER 1 AÇÃO PARA O CARTAO E OUTRA PARA O BANCO? PROPONHO AÇÃO NO JUIZADO ESPECIAL OU NA VARA CIVEL? QUAL O MELHOR CAMINHO? O QUE É NECESSÁRIO PARA PROPOSITURA DESSA AÇÃO? OUVI FALAR QUE SERÁ NECESSARIO UMA PLANILHA DO QUE FOI PAGO E DOS JUROS COBRADOS ABUSIVAMENTE. COMO DEVO FAZER ESSA PLANILHA E O QUE DEVE CONTER? EU MESMA POSSO ELABORÁ-LA? ALGUM DOS AMIGOS TERIA UM MODELO DE PLANILHA QUE PUDESSE ENVIAR PARA MIM? E PARA FINALIZAR, GOSTARIA DO MODELO DA AÇÃO QUE DEVO PROPOR CONTRA O CARTAO DE CREDITO E CONTRA O BANCO (CHEQUE ESPECIAL, EMPRESTIMO E O VLOR DA MINHA APLICAÇÃO Q PRECISEI RESGATAR ANTES DO TEMPO PARA TENTAR COBRIR ESSA BOLA DE NEVE). CABE DANOS MORAIS E MATERIAIS? SE EU PROPUSER NO JUIZADO ESPECIAL O VALOR NAO PODE PASSAR DE 40 SALARIOS MINIMOS, ENTAO POSSO ENTRAR COM 1 AÇÃO NO JUIZADO E A OUTRA NA VARA CIVEL? POR FAVOR, ESTOU DESESPERADA E A BOLA DE NEVE NAO PARA DE CRESCER. AGRADEÇO IMENSAMENTE AJUDA DOS AMIGOS. ATENCIOSAMENTE, JOANA

Respostas

    ?

    RICARDO Sexta, 25 de junho de 2004, 0h26min

    CARA JOANA,

    EM PRIMEIRO LUGAR. É NECESSÁRIO QUE VOCE TENHA TRANQUILIDADE SUFICIENTE PARA SAIR DESSE VERDADEIRO ATOLEIRO E LAMAÇAL QUE O SISTEMA FINANCEIRO PROPORCIONA.
    NÃO MOVIMENTE MAIS ESSA CONTA E NÃO FAÇA MAIS QUALQUER PAGAMENTO OU ACORDO ANTES DE UMA PERÍCIA.

    ASSIM SENDO, DEIXE ESSAS CONTAS DE LADO E INICIE SUA RECUPERAÇÃO COM UMA SOLICITAÇÃO JUNTO AO BANCO CREDOR, ATRAVES DE UMA NOTIFICAÇÃO DEVIDAMENTE PROTOCOLADA, SOLICITANDO TODOS OS EXTRATOS DE MOVIMENTOS DIÁRIOS, DESDE SUA ABERTURA E CONTA, RENOVAÇÕES DE CONTRATOS, SALDOS, EMPRESTIMOS E TODAS AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO/DÉBITO EFETUADAS PELA CONTA CORRENTE E CARTÃO DE CRÉDITO.

    ASSIM SOLICITADO E O BANCO NÃO LHE FORNECER OS EXTRATOS, FAÇA-O JUDICIALMENTE ATRAVÉS DA AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS OU EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS; OU ENTRE COM A AÇÃO DE REVISÃO DAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS COMBINADA COM REPETIÇÃO DE INDÉBITO E TUTELA ANTECIPADA, PARA QUE ATRAVÉS DO PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS VOCE POSSA ALEGAR O CERCEAMENTO DE DEFESA E NOMEAÇÃO DE PERITO JUDICIAL COM INVERSÃO DO ONUS DA PROVA, ALEGANDO INCLUSIVE O SEU DIREITO AO BENEFÍCIO DA ASSISTENCIA JUDICIÁRIA.
    SE VERDADEIRO O FATO DE TANTOS JUROS E JUROS - ANATOCISMO, PROVAVELMENTE O PERITO CONSTATARÁ QUE VOCE JÁ PAGOU MAIS DO QUE DEVIA E SEU DIREITO A RESTITUIÇÃO DEVERÁ SER RECONHECIDO E O BANCO CREDOR CONDENADO A DEVOLUÇÃO EM DOBRO. COM A TUTELA ANTECIPADA, SEU NOME NÃO SERÁ INCLUÍDO NA LISTAGEM DA FAMIGERADA SERASA. CASO QUEIRA MELHOR AJUDA OU EXPLANAÇÃO, ESTAREI A SEU DISPOR.