CONTRATO DE LOCAÇÃO

Há 21 anos ·
Link

ANALISANDO A SEGUINTE SITUAÇÃO: EXISTENTE UM CONTRATO DE LOCAÇÃO DE UM IMÓVEL RESIDENCIAL ENTRE A PREFEITURA E O PROPRIETÁRIO TENDO COMO INTERVENIENTE O DIREITOR DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNIAÇÕES, ONDE UMA LEI MUNICIPAL CRIOU TAL CONTRATO, PARA AJUDAR EM DESPESAS COM ALUGUÉIS DA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E TELECOMUNICAÇÕES.O CONTRATO ESTABELECE PRAZO DE 12 MESES E DEMAIS REQUISITOS LEGAIS. TODAVIA, SURGIU UMA OPORTUNUDADE AO INTERVENIENTE EM RESIDIR NO LOCAL, POIS SE TRATA DE IMÓVEL COM GRANDE ESPAÇO FÍSICO, CABENDO PEDIR AUTORIZAÇÃO AO PROPRIETÁRIO.

PERGUNTA: CASO O INTERVENIENTE QUEIRA MORAR NO LOCAL,SERIA NECESSÁRIA UMA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. PORÉM, POR TRATAR-SE DE CONTRATO ENTRE A PREFEITURA E O PROPRIETÁRIO. SERÁ POSSIVEL QUE O INTERVENIENTE ENTRE NO IMÓVEL APENAS COM A AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO? OU, SERÁ NECESSÁRIO NOVO CONTRATO ESTABELECENDO A FINALIDADE COMO RESIDENCIAL (DEMARCANDO A ÁREA DA RESIDÊNCIA) ENTRE O INTERVENIENTE E O PROPRIETÁRIO? OU AINDA, NÃO SERÁ POSSÍVEL NEM, COM A AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO POR TRATAR-SE DE CONTRATO DE LOCAÇÃO COM A PREFEITA....??? QUAL SOLUÇÃO DARIA PARA ESTE TIPO DE PROBLEMA?

2 Respostas
Valeria
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Olá Dra.Márcia! Bom, primeiramente devo destacar que o problema é um pouco atípico, visto que existe a figura do interveniente, que não sei se consta do contrato ou não. Normalmente tem-se apenas a figura do locador e locatário. Em segundo lugar, pelo que se percebe, a locação, embora tenha se instalado em um imóvel residencial, constou no contrato como comercial, razão de ter sido ajustado por 12 meses, o que facilitará futura retomada pela denúncia vazia. No que diz respeito à autorização do proprietário e Prefeitura para que o "interveniente" resida no imóvel, entendo que tudo depende da situação atual. No caso, passaria a existir uma sublocação. Esta vem disciplinada pelo artigo 13 da Lei do Inquilinato e, reclama expressa autorização do "LOCADOR", NÃO FALA DO LOCATÁRIO, visto que pressupõe-se que se o sublocatário está na posse do imóvel, ocupando-o sem incômodo por parte do locatário, é porque este tacitamente o permitiu. Agora, caso o locador não seja notificado e não se opuser (através de ação para rescisão por infração contratual), inexiste qualquer problema na ocupação residencial. Eu não alteraria o contrato primitivo, na prática diária vemos muitas sublocações, sem prejuízos às partes contratantes, desde que as mesmas respeitem o ajustado. Depois tem o seguinte, caso fosse feita uma divisão na locação, confeccionando-se outro contrato (residencial), para que o locador possa reaver a posse com facilidade do imóvel teria que locá-lo por pelo menos 30 meses e exercer o direito de denúncia vazia, creio que não estaria disposto a isto. Espero ter ajudado. Até mais.

Gustavo Torres Felix
Advertido
Há 21 anos ·
Link

A solução da Valéria é racional. Para resolver este caso, vc deve ser prática. Apenas a autorização do locador (proprietário) é suficiente. Saudações.

Gustavo.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos