Posse e direito rural

Há 15 anos ·
Link

Direito e posse da terra Bom gente gostaria de orientação. Meu tio mora em uma fazenda a 23 anos, o proprietário pediu em 1987 para tomar conta dessa fazenda em Minas gerais, Pois nunca mais apareceu, Existe a escritura no registro de imoveis e o Incra esta atrasado, pois gostaria de saber se meu tio pode entrar com posse e uso Usucapião dessas terras e pagar o Incra atrasado ? Meu tio ganha salario minimo aposentadoria rural e mal da para seus remédios. E se ele pode entrar pela justiça gratuita ?

16 Respostas
Caio Santos
Há 15 anos ·
Link

Antes de mais nada, aconselho seu tio procurar um advogado da confinança dele, até mesmo antes de procurar a "assistência judiciária gratuíta".

Em todo caso, sempre com base no seu simples relato, seu tio deve pagar o incra, pois tem a posse e interesse na propriedade. Pode, ainda, requerer a propriedade por meio de ação de usucapião.

Daguia
Há 15 anos ·
Link

Olá sr. Advogado. Eu comprei uma àrea de terreno na zona urbana. O proprietário faleceu. A familia vendeu o terreno para um advogado e não registro no cartório e nem passou em seu nome na prefeitura. O mesmo advogado vendeu da mesma forma. Aí eu comprei um terreno dentro dessa àrea. O IPTU da àrea total desde 2004 não foi pago. Tem como eu pagar o IPTU somente da minha àrea e esse advogado que tem a procuração assinar? Caso ele não apresente a procuração, posso tirar uma escritura pública de posse e registrar no cartorio de registro onde tem o primeiro registro da terra?

Caio Santos
Há 15 anos ·
Link

Daguia, seu caso é bem complicado. Contrate um advogado de sua confiança urgentemente.

Para que você não fique sem ajuda alguma aqui no site, aconselho você, primeiramente, procurar o Cartório de Registro de Imóveis, pedir uma Certidão e saber quem é realmente o dono do imóvel. Depois disso vá até o advogado de sua confiança.

Desejo-lhe boa sorte.

Fiapo
Há 14 anos ·
Link

Ola! Meu tio mora em uma área desde que nasceu, lá ele plantou a vida inteitera, já que ele tem 76 anos, criou toda família ali, há 10 anos uma empresa fez um rumo bem no meio de sua posse dizendo que apartir dali a terra não era dele o que poderá ser feito agora.

Caio Santos
Há 14 anos ·
Link

Fiapo, fala para seu tio procurar um advogado já.

Cristina SP Original - No FAKE
Há 14 anos ·
Link

Se existe a relação empregatícia, não há de se falar em USUCAPIÃO.

Onde estão os requisitos:

Posse mansa e pacífica ?

Cristina SP Original - No FAKE
Há 14 anos ·
Link

Fosse desta forma, quantos administradores e caseiros, seriam autores de ações de Ususcapião.

AJOCarvalho
Há 14 anos ·
Link

Aos consulentes: Gostaria de colaborar com modestos ensinamentos sobre os assuntos propostos. Contudo, eis que a confusão, a desordem na elaboração das consultas ... não vale a pena fazê-lo. Vamos caprichar, amigos! Ajocarvalho.

Caio Santos
Há 14 anos ·
Link

Cristina, mas onde se falou em relação empregatícia?

Caio Santos
Há 14 anos ·
Link

AJOCarvalho, por favor nos brinde com seus conhecimentos.

AJOCarvalho
Há 14 anos ·
Link

Ajocarvalho.- Analisemos um caso por vez. 1º) Marlon. Você diz que se tio mora em uma fazenda há 23 anos. E que que tem esta morada por conta do proprietário que o colocou lá. Logo, existe, sim, um vínculo empregatício. E havendo relação de emprego não há possibilidade de usucapião. O fazendeiro morreu, e os possíveis herdeiros nunca reclamaram a herança ? Contudo, o caso requer uma análise mais profunda e...quem sabe um advogado do ramo poderá encaminhar o caso. Abraços. Ajocarvalho.

Rui C. Guimaraes
Há 14 anos ·
Link

Olá. O caso é simples e possivel desde que se prove posse mansa e pacifica (sem ação judicial reivindicatoria da propriedade), de boa-fé (não houve violencia neste periodo) e que seu tio prove que utilizou a propriedade para seu sustento e sua família. Se a área for de até 50 hectares o tempo a ser provado de posse é de apenas 5 anos, entretanto se maior de 50 ha o tempo de posse a ser provado é de 10 anos. Caso não tenha sido o inventario do proprietário seu tio tem legitimidade para isso e aí é só propor a ação de usucapião e citar o espólio do falecido. abç

Angelica Galvao
Há 13 anos ·
Link

Rui, continuando na mesma linha do "Marlon", estou interessada numa chacara de 3,5 alqueires e o vendedor mora ha mais de 20 anos no imovel, ele era caseiro do dono anterior que faleceu (ele e a esposa) que não tinham filhos... Ele esta vendendo e propos a Cessao de Direitos e Posse, está recolhendo ITR e CCIR dos ultimos 5 anos, e vai pegar a declaração dos confrontantes reconhecendo a moradia dele há mais de 20 anos. Fui no Cartorio de Notas onde será feita a escritura e a pessoa que me atendeu disse que é possivel fazer esta escritura, porém na escritura ele "declara ter a posse", e o Cartorio não reconhece a posse. Quais outros documentos que devo pedir para me assegurar na hora de solicitar o USUCAPIÃO? Quanto tempo demora para fazer sair um USUCAPIÃO? Tem uma forma que eu possa me assegurar que este direito de posse seja reconhecido pelo Juiz??

smn
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Moro em Teresópolis, por aqui conheço chácaras de 1.000, 2.000 m2, nunca ví chácara de 3,5 alqueires, não seria uma fazenda? Rsrsrs

Angelica Galvao
Há 13 anos ·
Link

Gostaria da resposta do Sr. Rui C. Guimaraes

JOÃO VICTOR AUGUSTO SILVA
Há 12 anos ·
Link

Se você quiser pedi ele pra entrar em contato com nosso escritório (031)38234641 dr bruno magalhaes

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos