Cuidados com idoso: obrigação de filhos.
Bom dia a todos!
Primeiramente gostaria de expor brevemente meu caso e logo depois apresento as questões das quais preciso de esclarecimentos.
Meu saudoso pai faleceu ano passado (2009) e ficaram em minha familia, morando na mesma casa, eu (28), meu irmão (32) que não possuo afinidade afetiva e minha mãe (61) aposentada, cuja qual se encontra debilitada física e mentalmente e seus cuidados estão quase que exclusivamente por minha conta há dois anos e meio(desabafo: o que me exausta psicologicamente), recebendo ajudas esporádica de meu irmão quando o mesmo julga ter tempo para dá-las. Com o falecimento de meu pai, abrimos o processo de inventário e pensávamos em dividir o patrimônio total em 50% para mim e 50% para meu irmão, com usufruto vitalício de 25% de cada um à minha mãe, tentando assim evitar mais gastos e complicações futuras. Desconsiderando o fator financeiro, as questões são as seguintes: 1) Meu irmão tem a obrigação de cuidar de minha mãe também? Exemplo: eu cuido por "X" período e ele cuida por período semelhante acordado, cada qual em sua residência. 2) Se ele tiver esta obrigação e se omitir dela, tem como exigir judicialmente? 3) Faço questão de que as coisas sejam justas e iguais entre as partes (financeira: ja que pensamos em dividir o patrimônio de igual para igual; e de responsabilidade: principalmente com os cuidados de minha mãe ) e caso ele não tenha a obrigação e/ou possa se omitir desta o que pode ser feito para que ele compense isto a mim já que, pela sua possível negligencia, terei que dedicar minha vida à de minha mãe?
Enfim, gostaria de algum auxílio nestas questões e desde já agradeço a atenção e compreensão dos que lerem e responderem.
Muito Obrigado.
João
Somente comentando: passo por problema parecido, infelizmente é comum nas famílias somente um ficar com tudo sozinho, é incrível a frieza de certas pessoas que se comportam como se nao tivesse nada haver com a história, imagino se também resolvessemos fazer o mesmo, o que seria dos pais necessitados? Eles nao escolheram ficarem doentes e depender dos filhos. Sei que seu irmão tem obrigações legalmente também, só nao sei como que o juiz resolveria isso, mas antes de entrar com ação judicial, acho que devemos tentar conversar e falar da nossa intenção de entrar na justiça para tentar evitar constrangimento familiar, mas é muito difícil, no meu caso, acho que meu irmão vai cortar relações comigo.
Joao e Gisele Todos os filhos teem obrigacoes iguais em relacao aos pais idosos, eles nao sao obrigados a leva-los para casa , mas sao obrigados a pagar um tratamento , um cuidador, uma boa casa clinica de repouso... Por isso vcs devem constituir advogado e pedir que esses irmaos que nao colaboram , que paguem uma pensao mensal para isso com esse dinheiro contratem um cuidador para ajuda-los e nao sobrecarregar um so irmao.