NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE - "LEI SECA" ART. 165 DO CTB

Há 15 anos ·
Link

Boa tarde,

gostaria da opinão de voces para os seguintes casos:

  • Fui parada na blitz da lei seca e não soprei, mas assinei o auto de infração. No auto de infração nao tem qualquer data para apresentar defesa previa. 1ª Pergunta: Não houve cerceamento de defesa?

  • passados menos de 30 dias recebi a NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE, em nome do meu marido, proprietário do carro, sem que haja qualquer menção ao nome do condutor, e o enquadramento: 165 do CTB. 2ª Pergunta: A Notificação de Penalidade nao deveria vir com o nome do condutor? Como uma pessoa só por ser proprietário do veiculo poderia ser enquadrada no 165 ctb se nao estava dirigindo?

Gostaria da opinião do vcs sobre o assunto. agradeço

9 Respostas
A.lima
Há 15 anos ·
Link

Recorre por erro de preenchimento do auto de infração...art.165 CTB tem validade de flagrande ou seja o condutor já é identificado no ato da abordagem leia a 9.503/97 (Art. 280), e a Resolução do Contran n° 149/2003 com as duas voçê monta seu recurso tive o mesmo problema mais o meu veio com data dirente que entrei com recurso e estou esperando o resultado.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

POis é mas a Resolução fala que "§5º. O Auto de Infração valerá como notificação da autuação quando colhida a assinatura do condutor e: I – a infração for de responsabilidade do condutor;" que acredito ser o caso em questão.

  1. Lima, nesta resolução tem um artigo que posso usar falando que deveria ter constado o nome do condutor na notificação: "Art. 3º. ... § 3º. A notificação da autuação, nos termos do § 4º do artigo anterior, não exime o órgão ou entidade de trânsito da expedição de aviso informando ao proprietário do veículo os dados da autuação e do condutor identificado." OU SEJA, se nao colocaram meu nome nao há informação ao proprietário do condutor.

Pelo visto há grande chance de êxito!

Imagem de perfil de Fernando (www.sigarecursos.com.br)
Fernando (www.sigarecursos.com.br)
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Renata!

Conforme já explanado pelo colega A.lima, a assinatura no Auto de Infração vale como notificação, eximindo o órgão de autuador de lhe encaminhar a Notificação de Autuação. Porém, a falta de prazo para apresentação da Defesa Prévia é algo que deve ser explorado na próxima fase, uma vez que realmente houve o cerceamento de defesa.

"A Notificação de Penalidade nao deveria vir com o nome do condutor?" Não. Toda a comunição de uma autuação por infração de trânsito é feita para o proprietário do veículo. Assim, não há erro nesse item. O § 3º acima citado, refere-se à Notificação de Autuação e não a de Penalidade. Uma defesa apontando exclusivamente esse "erro" não surtirá o efeito desejado.

Atenciosamente,

Fernando

www.sigarecursos.com.br

MSN e e-mail: [email protected]

.

Brandão.
Há 14 anos ·
Link

Prezado Fernando,

Mediante o seu largo conhecimento nessa area, peço, por gentileza, um esclarecimento por sua parte. Ontem as 02:40h, um amigo nosso, foi parado por uma blitz e solicitado que fizesse o teste do bafometro e assim feito, constatou teor de 0,23 mg/l, a sua carteira foi apreendida e enquadrado no Art. 165 e art. 276. Quais as defesas que poderemos usar para tal situação?

Obs. No outo de infração de trasito onde esta descrição, foi escrito: dirigir sob influencia de alcool e na linha abaixo: art. 165 CLC com Art. 276 modificado pela lei 11.705/08. mais abaixo onde tem observação: Teste numero: 01923 teor:023 mg/l.

Grato.

Imagem de perfil de Fernando (www.sigarecursos.com.br)
Fernando (www.sigarecursos.com.br)
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Brandão!

São três chances possíveis de apresentar as defesas. Observe:

1) Defesa Prévia: caso tenha assinado o Auto, em até 15 dias, a contar da data da infração. Caso não assinou, aguarde a chegada da Notificação de Autuação com prazo para isso e que será encaminhada ao proprietário do veículo.

2) Recurso em Primeira Instância: em até 30 dias, a contar do recebimento da Notificação de Autuação. Essa data normalmente coincide com a data de vencimento da multa.

3) Recurso em Segunda Instância: em até 30 dias, a contar da notificação ou publicação da decisão do recurso anterior.

Com relação à o que declarar, procure por prováveis erros ou falhas de preenchimento dos diversos documentos preenchidos pelo Agente e que podem invalidar o Auto de Infração. Somente com as informações declinadas, é impossível delimitar uma tese recursal.

Atenciosamente,

Fernando

www.sigarecursos.com.br

MSN e e-mail: [email protected]

.

Brandão.
Há 14 anos ·
Link

Creio que seria mais uma perda de tempo busca uma defesa, mas para agilizar o resgate desta carteira, quais seriam os primeiros passos? pegarei após os cinco dias? será preciso ir para as aulas?

Antecipadamente, Muito grato!

Imagem de perfil de Fernando (www.sigarecursos.com.br)
Fernando (www.sigarecursos.com.br)
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Brandão!

Para "resgatar" a CNH basta ir no local designado pelo Agente após o decurso do prazo estipulado.

Posteriormente, será aberto o processo de suspensão da CNH e se punido (um ano de suspensão), terá que se submeter a um curso de reciclagem para poder reavê-la.

Atenciosamente,

Fernando

www.sigarecursos.com.br

MSN e e-mail: [email protected]

.

tarsia
Há 9 anos ·
Link

Primeiramente boa tarde, Tenho uma dúvida sobre o preenchimento do documento que autuou a infração: Há divergência quanto a tipificação do art. 165 e o art. 1665 A? Ou seja, ao haver recusa do condutor do veículo a submeter-se ao teste do bafômetro o documento que irá autuar a infração deverá vir preenchido segundo o enquadramento da tipificação do art. 165 A ou do 165? P

Imagem de perfil de PÁDUA PORTELA
PÁDUA PORTELA
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Tarsia,

O enquadramento da infração da recusa ao bafômetro é o Art. 165-A do CTB.

Para a do Art. 165 é necessário que o condutor faça o teste ou apresente sintomas de ingestão de álcool, que deverão ser descritos em termo específico.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos